A Educação Ambiental para a gestão dos resíduos da construção civil no município do Rio Grande (RS)

Autores

  • Daniele Kalil Juliano Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vanessa Hernandez Caporlingua Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2407

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Participação Social. Resíduos da Construção Civil.

Resumo

O presente artigo tem por objetivos investigar sobre a destinação e regulamentação dos resíduos da construção civil, compreender as consequências socioambientais de sua produção e destinação e investigar a potencialidade da Educação Ambiental na redução dos problemas socioambientais delas advindos. A abordagem metodológica qualitativa foi o estudo de caso, com análise do material pela Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram fragilidades estruturais, falta de ações de Educação Ambiental Crítica, contaminação ambiental e a necessidade de maior atuação da administração pública, na implementação de medidas práticas e em atividades de Educação Ambiental, enquanto política pública, com maior atenção para a participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Kalil Juliano, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande (2004). Possui Especialização em Direito Público pela UNIDERP (2009). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal do Rio Grande. Mestranda em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Brasil e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito e Educação Ambiental - GPDEA/FURG.

Vanessa Hernandez Caporlingua, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (1991), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - Furg (2001 e 2010). Professora e pesquisadora da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Universidade Federal do Rio Grande - Furg. Tem experiência na área da Educação Ambiental e do Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Ambiental.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Juliano, D. K., & Caporlingua, V. H. (2017). A Educação Ambiental para a gestão dos resíduos da construção civil no município do Rio Grande (RS). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 209–228. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2407

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2017-04-02
Aceito: 2017-04-11
Publicado: 2017-06-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)