A Educação Física caminhando com a Educação Ambiental

Autores

  • Fernando Garcez de Melo Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2298

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Ambiental, lazer, esporte.

Resumo

O intuito desse texto é refletir sobre as possibilidades de a Educação Física como componente curricular ser mais um caminho para a educação ambiental, um modo de alargar a linguagem sobre o tema, de colaborar para uma descrição densa da temática. Destacamos como eixo analítico desse trabalho, a perspectiva de educação ambiental crítica, complexa e reflexiva, de modo consonante com a ótica dos esportes de aventuras e atividades de lazer na natureza como caminho para a educação ambiental e com a visão de educação ambiental como política pública, que destaca a questão da gestão ambiental. Esses são os elementos balizadores para estabelecermos um vínculo entre ambiente-educação-corpo-lazer-esporte, da qual almejamos suscitar breves notas para o trabalho docente na Educação Física. Por essa via que esperamos inquietar os profissionais do espaço escolar para apresentações de perspectivas e soluções para uma sociedade sustentável.

Biografia do Autor

  • Fernando Garcez de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Educação Física.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MELO, Fernando Garcez de. A Educação Física caminhando com a Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 5, p. 156–169, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2298. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2298. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2016-03-10
Aprovado 2017-12-05
Publicado 2017-12-30