A Educação Física caminhando com a Educação Ambiental

  • Fernando Garcez de Melo Universidade do Estado de Mato Grosso
Palavras-chave: Educação Física, Educação Ambiental, lazer, esporte.

Resumo

O intuito desse texto é refletir sobre as possibilidades de a Educação Física como componente curricular ser mais um caminho para a educação ambiental, um modo de alargar a linguagem sobre o tema, de colaborar para uma descrição densa da temática. Destacamos como eixo analítico desse trabalho, a perspectiva de educação ambiental crítica, complexa e reflexiva, de modo consonante com a ótica dos esportes de aventuras e atividades de lazer na natureza como caminho para a educação ambiental e com a visão de educação ambiental como política pública, que destaca a questão da gestão ambiental. Esses são os elementos balizadores para estabelecermos um vínculo entre ambiente-educação-corpo-lazer-esporte, da qual almejamos suscitar breves notas para o trabalho docente na Educação Física. Por essa via que esperamos inquietar os profissionais do espaço escolar para apresentações de perspectivas e soluções para uma sociedade sustentável.

Biografia do Autor

Fernando Garcez de Melo, Universidade do Estado de Mato Grosso
Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Educação Física.
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Melo, F. G. de. (2017). A Educação Física caminhando com a Educação Ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(5), 156-169. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2298
Seção
Artigos