Sustentabilidade na Educação Ambiental a partir do vivido: possibilidades em uma Reserva Extrativista

Autores

  • Fábio Pessoa Vieira UFT
  • Marco Aurélio Gomes de Oliveira
  • Aurinete Guimarães dos Santos
  • Juliane Gomes de Sousa
  • Leidiane Martins dos Santos
  • Luciene Reis Silva

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2267

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Diálogo de Saberes

Resumo

Uma Educação Ambiental, construída a partir de uma abordagem que considere as experiências, o vivido em sua constituição, foi o que se buscou elaborar no presente artigo. Aqui a ênfase foi dada à noção de sustentabilidade concebida a partir de um diálogo de saberes. Para tanto, foi necessário a realização de uma saída de campo na Reserva Extrativista do Extremo Norte do Tocantins, com o intuito de obter um contato direto com um contexto empírico que propicie refletir, por intermédio de narrativas, a respeito da importância de outros saberes, complementares ao científico. Logo, o objetivo central é de compreender a sustentabilidade por meio de práticas cotidianas organizadas no interior de comunidades que possuem um envolvimento ambiental.

Biografia do Autor

  • Fábio Pessoa Vieira, UFT
    Licenciado e Bacharel em Geografia. Mestre em Educação e Doutorando em Ciências do Ambiente. Professor Assistente da (UFT) Universidade Federal do Tocantins. Campus de Tocantinópolis-TO. Curso de Pedagogia
  • Marco Aurélio Gomes de Oliveira
    Pedagogo e Mestre em Educação - UFU. Coordenador do Curso de Pedagogia - Campus Tocantinópolis/UFT
  • Aurinete Guimarães dos Santos
    Pedagoga
  • Juliane Gomes de Sousa
    Pedagoga. Mestranda em Educação.
  • Leidiane Martins dos Santos
    Estudante de Pedagogia
  • Luciene Reis Silva
    Pedagoga. Professora Substituta do Curso de Ciências Sociais da UFT do Campus de Tocantinópolis

Downloads

Publicado

30-12-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

VIEIRA, Fábio Pessoa; DE OLIVEIRA, Marco Aurélio Gomes; SANTOS, Aurinete Guimarães dos; SOUSA, Juliane Gomes de; SANTOS, Leidiane Martins dos; SILVA, Luciene Reis. Sustentabilidade na Educação Ambiental a partir do vivido: possibilidades em uma Reserva Extrativista. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 5, p. 185–199, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2267. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2267. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2016-01-17
Aprovado 2017-12-22
Publicado 2017-12-30