Educação Ambiental para a adequação de pequenas propriedades agrícolas

Autores

  • Joanne Régis Costa Embrapa
  • Adriana Morais Silva Senar
  • José Edison Carvalho Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2234

Resumo

A adequação ambiental compreende todas as ações a serem desenvolvidas no imóvel rural, visando delimitar, recuperar, recompor e criar condições para a regeneração da vegetação nativa existentes na propriedade. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, é possível realizar tal adequação. Neste trabalho, são apresentados os resultados de um projeto desenvolvido pela Embrapa, Ifam (zona leste) e Senar, em um assentamento da reforma agrária, na zona rural de Manaus (AM). O projeto foi desenvolvido com base em princípios metodológicos participativos. A Educação Ambiental tem representado um instrumento básico para a construção de alternativas. Paulatinamente, as propriedades rurais estão sendo adequadas às normas ambientais vigentes, havendo, também, a geração de trabalho e renda para as famílias assentadas.

Biografia do Autor

  • Joanne Régis Costa, Embrapa
    Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ambiental, atua com pesquisa participativa, sistemas agroflorestais educação ambiental e comunicação ambiental em pequenas comunidades rurais.

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

COSTA, Joanne Régis; SILVA, Adriana Morais; SOARES, José Edison Carvalho. Educação Ambiental para a adequação de pequenas propriedades agrícolas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 96–101, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2234. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2234. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2015-11-24
Aprovado 2017-06-14
Publicado 2017-06-30