Educação Ambiental para a adequação de pequenas propriedades agrícolas

Autores

  • Joanne Régis Costa Embrapa
  • Adriana Morais Silva Senar
  • José Edison Carvalho Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2234

Resumo

A adequação ambiental compreende todas as ações a serem desenvolvidas no imóvel rural, visando delimitar, recuperar, recompor e criar condições para a regeneração da vegetação nativa existentes na propriedade. Por meio do desenvolvimento de ações educativas, é possível realizar tal adequação. Neste trabalho, são apresentados os resultados de um projeto desenvolvido pela Embrapa, Ifam (zona leste) e Senar, em um assentamento da reforma agrária, na zona rural de Manaus (AM). O projeto foi desenvolvido com base em princípios metodológicos participativos. A Educação Ambiental tem representado um instrumento básico para a construção de alternativas. Paulatinamente, as propriedades rurais estão sendo adequadas às normas ambientais vigentes, havendo, também, a geração de trabalho e renda para as famílias assentadas.

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Biografia do Autor

Joanne Régis Costa, Embrapa

Pesquisadora da Embrapa Amazônia Ambiental, atua com pesquisa participativa, sistemas agroflorestais educação ambiental e comunicação ambiental em pequenas comunidades rurais.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Costa, J. R., Silva, A. M., & Soares, J. E. C. (2017). Educação Ambiental para a adequação de pequenas propriedades agrícolas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 12(2), 96–101. https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2234

Edição

Seção

Relatos de Experiências
Recebido: 2015-11-24
Aceito: 2017-06-14
Publicado: 2017-06-30

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