Gamificando a Educação Ambiental: o desafio jogando verde no Instituto Federal Baiano

Autores

  • Adriana Melo Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Teixeira de Freitas, BA
  • Milton Ferreirada Silva Júnior Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, BA
  • Elfany Reis do Nascimento Lopes Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Sorocaba, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2154

Palavras-chave:

Jogos digitais, Tecnologia, Ambiente, Educação.

Resumo

No campo da educação ambiental e da gamificação este estudo objetivou caracterizar e avaliar os resultados do Desafio Jogando Verde enquanto instrumento da educação ambiental em termos das competências e habilidades desenvolvidas pelos discentes. Evidenciou-se que a gamificação integrada à educação ambiental favorece uma construção coletiva de saberes, uma aprendizagem autônoma, criativa e crítica, além de fomentar a adoção de uma conduta consciente e sensível frente aos problemas ambientais. A conscientização ambiental após a estratégia gamificada Desafio Jogando Verde, ficou constatada, contribuindo para ampliação dos conhecimentos e a adoção de posturas favoráveis ao ambiente

Biografia do Autor

  • Adriana Melo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Teixeira de Freitas, BA
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Olga Meetig (2005), em Gestão Ambiental voltada para Municípios pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR (2009), em Educação a Distancia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB (2012) e em Gestão e Docência em Educação a Distancia- USFC/IFMG (2013), graduada em Turismo pela Faculdade Visconde de Cairu (2004). Atualmente é professora titular do quadro permanente do Instituto Federal da Bahia - Campus Valença.
  • Milton Ferreirada Silva Júnior, Universidade Federal do Sul da Bahia, Itabuna, BA
    Possui graduação em Eng. Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), Especialização em Desenvolvimento e Gestão Ambiental (Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit, GTZ, Alemanha, 1992), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Entre nov.1980 / dez.. 1989, Extensionista Rural na CEPLAC-AMAZÔNIA(Ro). No intervalo de jan. 1990-set. 1998 Pesquisador na CEPLAC-CEPEC-DIV. SOCIOECONOMIA(Ba).Entre agosto de 1990- julho de 2014 foi Pró Reitor de Extensão, Assessor chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Universidade Estadual de Santa Cruz e professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Rede PRODEMA (Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Desde agosto de 2014 Prof. adjunto concursado na UFSB(UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA) . Assessor de Empreendedorismo Social e Econômico da Progeac (PRO REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA da UFSB).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Critica, Avaliação de Políticas Públicas, Cartografias e Gerenciamento de conflitos socioambientais, nos Processos de Produção de Subjetividades e Inovação Tecnológica.
  • Elfany Reis do Nascimento Lopes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Sorocaba, SP
    Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (UESC), graduado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Atualmente é doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

31-03-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Adriana Melo; SILVA JÚNIOR, Milton Ferreirada; LOPES, Elfany Reis do Nascimento. Gamificando a Educação Ambiental: o desafio jogando verde no Instituto Federal Baiano. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 245–263, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2154. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2154. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-08-02
Aprovado 2016-03-21
Publicado 2016-03-31