Educação Ambiental e legislação: reflexões sobre participação e efetividade

Autores

  • Lígia Viana Azevedo Universidade Federal de Itajubá
  • Simone Alves Alexandrino
  • Joyce Luana Marciano da Silva Universidade Federal de Itajubá
  • Daniela Rocha Teixeira Riondet Costa Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2131

Resumo

O presente artigo objetiva, por meio de um aprofundamento na literatura e normas, destacar o arcabouço legal sobre a Educação Ambiental no Brasil, em especial a Lei nº. 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA. Buscou-se com este estudo demonstrar como as normas podem servir de importante ferramenta para orientação e fomento do despertar da consciência ecológica nos indivíduos. Mediante a pesquisa bibliográfica e documental, procurou-se ofertar, assim, uma semente de reflexão acerca da participação social e a esfera da efetividade das Leis. No que se refere à abordagem do problema, trabalhou-se com a coleta de dados através de leituras e análise, tornando-se a pesquisa qualitativa.

Biografia do Autor

  • Simone Alves Alexandrino
    Universidade Federal de Itajubá

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Publicado

30-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AZEVEDO, Lígia Viana; ALEXANDRINO, Simone Alves; DA SILVA, Joyce Luana Marciano; COSTA, Daniela Rocha Teixeira Riondet. Educação Ambiental e legislação: reflexões sobre participação e efetividade. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 12, n. 2, p. 284–295, 2017. DOI: 10.34024/revbea.2017.v12.2131. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2131. Acesso em: 14 dez. 2025.
Recebido 2015-07-09
Aprovado 2017-06-14
Publicado 2017-06-30