Cartografias do Pertencimento e Educação Ambiental: Experiências de Guardas-Parques no Parque Estadual da Pedra Selada (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.21139

Palavras-chave:

Educação Ambiental; cartografia afetiva; gestão participativa.

Resumo

Este artigo, baseado em pesquisa doutoral, analisa como guardas-parques do Parque Estadual da Pedra Selada (RJ) constroem vínculos afetivos e territoriais com a Unidade de Conservação. Inspirado na virada humanista da Geografia, o estudo valoriza experiências subjetivas e significados atribuídos ao espaço. A metodologia envolveu pesquisa-ação, rodas de conversa, oficinas multissensoriais e cartografia afetiva participativa, processadas no Atlas.ti. Os resultados apontam cinco eixos centrais: territórios afetivos e simbólicos; memórias de infância; práticas multissensoriais de Educação Ambiental; tensões entre saberes locais e reconhecimento institucional; e coautoria. A principal contribuição prática foi a criação de um percurso afetivo cocriado com os guardas-parques. O estudo demonstra que suas experiências são fundamentais para fortalecer a Educação Ambiental crítica e a gestão participativa. Conclui-se que a valorização desses sujeitos, ancorada em perspectivas decoloniais, amplia a justiça socioambiental.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Almeida, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Educadora multidisciplinar com formação em Ciências Biológicas e Geografia, especializada em Educação, Tecnologias Digitais e Ensino Híbrido. Mestra em Geografia e Doutoranda na mesma área, com vasta experiência em docência no Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de atuação em projetos interdisciplinares de Educação Ambiental e Inovação Pedagógica.

     

  • Nadja Maria Castilho da Costa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor titular do Instituto de Geografia da UERJ. Atua na área temática de geociências, com destaque para os seguintes sub-áreas: Análises ambientais em unidades de conservação, biogeografia, educação ambiental e geoconservação/geoturismo.

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALMEIDA, Ana Cristina; COSTA, Nadja Maria Castilho da. Cartografias do Pertencimento e Educação Ambiental: Experiências de Guardas-Parques no Parque Estadual da Pedra Selada (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 46–56, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.21139. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/21139. Acesso em: 5 dez. 2025.