Concepção e Saberes Pedagógicos dos Professores e Alunos do Curso Técnico Profissional em Nutrição sobre o Meio Ambiente e Educação Ambiental no Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna-BA

Autores

  • Julyanne Ribeiro Moura Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna, BA
  • Maria de Fátima de Andrade Ferreira Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna, BA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2108

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Currículo, Nutrição, Educação Profissional.

Resumo

Este artigo analisou a Educação Ambiental (EA) no currículo do Curso Técnico Profissional em Nutrição do Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna – BA. Para tanto, procurou identificar se as práticas pedagógicas e socioeducativas do Curso e a EA no currículo provocam (ou não) mudanças de atitude, comportamento, valores sociais e ambientais de seus alunos e, também, de aplicação de conceitos/concepções de natureza, meio ambiente e cidadania ambiental no cotidiano escolar. A opção foi pelo estudo de caso, descritivo-explicativo, recorrendo à observação direta, aplicação de formulário fechado e aberto e realização de grupo focal, com análise quantitativa e qualitativa, aplicada aos alunos e professores, sujeitos da pesquisa.

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Publicado

31-03-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOURA, Julyanne Ribeiro; FERREIRA, Maria de Fátima de Andrade. Concepção e Saberes Pedagógicos dos Professores e Alunos do Curso Técnico Profissional em Nutrição sobre o Meio Ambiente e Educação Ambiental no Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna-BA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 139–156, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2108. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2108. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-05-18
Aprovado 2016-02-22
Publicado 2016-03-31