Moda e sustentabilidade em produções acadêmicas: o meio ambiente em questão

Autores

  • Paula Dariva Universidade Franciscana (UFN)
  • Noemi Boer Universidade Franciscana (UFN)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20721

Palavras-chave:

moda, sustentabilidade, Estado do Conhecimento

Resumo

Neste artigo, apresenta-se um levantamento da produção acadêmica brasileira relacionada à moda e à sustentabilidade, desenvolvida no período entre 2018 e 2023, com ênfase nas pesquisas realizadas em instituições do Rio Grande do Sul. Utilizou-se, como base de dados, o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no qual foi possível mapear vinte (20) pesquisas no recorte temporal estabelecido. A fundamentação teórica do estudo está pautada no conceito de saber ambiental e nos princípios da educação ambiental, compreendidos como bases de mediação formativa. Os resultados evidenciam não só a crescente preocupação com os impactos socioambientais gerados pela indústria da moda, como também apontam avanços, lacunas e a necessidade de integrar valores éticos e saberes interdisciplinares às práticas pedagógicas.

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DARIVA, Paula; BOER, Noemi. Moda e sustentabilidade em produções acadêmicas: o meio ambiente em questão. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 296–316, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20721. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20721. Acesso em: 5 dez. 2025.