Percepção docente sobre temas ambientais: estudo de caso em uma escola de Alto do Rodrigues (RN)

Autores

  • Ivone Morais de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Joyce Elanne Mateus Celestino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19489

Palavras-chave:

Conscientização Ambiental, Formação continuada, Metodologias ativas de aprendizagem, Ensino Formal

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a percepção de professores sobre a inserção de temas ambientais no fazer docente em uma escola de ensino médio/técnico do município de Alto do Rodrigues (RN). Trata-se de um estudo de caso com abordagem de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram que a maioria dos professores entrevistados reconhece a importância da EA nas suas práticas, embora haja uma falta significativa de formação continuada na área. As metodologias ativas são consideradas essenciais para engajar alunos, mas ainda são subutilizadas. Conclui-se que há a necessidade de uma gestão ambiental adequada e atividades como debates e oficinas para melhorar o ambiente escolar e a sensibilização ambiental dos alunos. A colaboração entre docentes e discentes nessa escola poderá resultar em novas práticas ambientais na sala de aula e no cotidiano da comunidade acadêmica.

Biografia do Autor

  • Ivone Morais de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

  • Joyce Elanne Mateus Celestino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Docente EBTT Gestão Ambiental no IFRN, Dra em Ciências da Engenharia Ambiental (USP), Mestre em Engenharia de Produção (UFRN), Licenciada em Ciências Biológicas (UFRN) e Tecnóloga em Meio Ambiente (CEFET-RN).

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Ivone Morais de; CELESTINO, Joyce Elanne Mateus. Percepção docente sobre temas ambientais: estudo de caso em uma escola de Alto do Rodrigues (RN). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 508–525, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19489. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19489. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-09-12
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01