Educomunicação: contextualizando o processo de atribuição de sentidos e significados no delineamento do conceito

Autores

  • José Vicente Freitas Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Associado

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2072

Palavras-chave:

Educomunicação Socioambiental, Educação Ambiental, Mario Kaplún, América Latina, Experiências Educomunicativas.

Resumo

Discorre sobre o contexto e as experiências que levaram a formulação do conceito de educomunicação, buscando identificar como, gradualmente, foram sendo atribuídos sentidos e significados a esta categoria. Neste contexto, destaca as experiências e concepções desenvolvidas pelo comunicador-educador Mario Kaplún, criador, entre outros, do método casette-foro. Destaca a influência do pensamento freiriano na consolidação do conceito. Ressalta algumas das experiências educomunicativas levadas à cabo na América Latina e identifica perspectivas e possibilidades na aplicabilidade do conceito.

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Biografia do Autor

José Vicente Freitas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG Professor Associado

Professor do Instituto de Ciências e Informação (ICHI) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA).

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Publicado

08-07-2015

Como Citar

Freitas, J. V. (2015). Educomunicação: contextualizando o processo de atribuição de sentidos e significados no delineamento do conceito. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(2), 149–162. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.2072

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-04-07
Aceito: 2015-04-14
Publicado: 2015-07-08