EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMPLEXIDADE E MUDANÇA DO CLIMA: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20674

Palavras-chave:

Mudança climática; Protagonismo juvenil; Práticas pedagógicas; Complexidade.

Resumo

As mudanças nos padrões climáticos em todo o planeta contribuem para a ocorrência crescente de eventos climáticos extremos, que causam impactos devastadores no meio ambiente e na saúde, além de prejuízos materiais e econômicos. A Educação Ambiental deve conscientizar e preparar as futuras gerações para a crise climática, e as escolas, por meio de práticas pedagógicas inovadoras, devem incentivar o pensamento complexo, a emancipação e o protagonismo juvenil no enfrentamento das mudanças climáticas. Este artigo realiza uma revisão sistemática no catálogo de teses e dissertações da CAPES, com foco em estratégias educativas voltadas para os jovens no ensino sobre as mudanças climáticas.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Org.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.

ANTONIO, Juliana Mara; KATAOKA, Adriana Massaê; NEUMANN, Patrícia. Macro-Trends in Brazilian Environmental Education: some reflections based on Morin’s theory of complexity. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 14, n. 2, p. 43-56, 2019.

ARTAXO, Paulo. As três emergências que nossa sociedade enfrenta: saúde, biodiversidade e mudanças climáticas. Estudos avançados, v. 34, p. 53-66, 2020.

BAINUS, Arry; RACHMAN, Junita Budi. Think Globally, Act Locally. Intermestic: Journal of International Studies, v. 3, n. 2, p. 100-106, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL, Comissão de Políticas de Desenvolvimento; BRASIL. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999: Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, v. 28, 1999.

BRASIL. Lei nº 14.926, de 17 de julho de 2024.Estabelece diretrizes para a educação climática no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2024

COPERNICUS CCS: Copernicus Climate Change Service. Disponível em: https://climate.copernicus.eu/global-climate-highlights-2024. Acesso em: 01 mar. 2025.

CAMPOS, Alessandra Freire Magalhães; CAETANO, Luís Miguel Dias; GOMES, Victor Márcio Laus Reis. Revisão sistemática de literatura em educação: Características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 27, n. 54, p. 139-169, 2023.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. Cortez Editora, 2017.

CZEKALSKI, Riceli Gomes; UHMANN, Rosangela Inês Matos. As concepções de educação ambiental no panorama das publicações sobre recursos midiáticos: uma revisão bibliográfica. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 52, p. 137-152, 2022.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 03-11, 2000.

GALVÃO, Taís Freire; PANSANI, Thais de Souza Andrade; HARRAD, David. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 24, p. 335-342, 2015.

GUIMARÃES, Verônica Maria Bezerra; DE OLIVEIRA TEIXEIRA, Juliana. Educação ambiental crítica: estudo sobre o uso do cinema ambiental nas escolas municipais de Dourados/MS. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 29, n. 1, p. 1-22, 2024.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & sociedade, v. 17, p. 23-40, 2014.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Editora 34, 2010.

LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; PRIGOL, Edna Liz. Os saberes da complexidade e as práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 48, p. e245243, 2022.

MARQUES, Humberto Rodrigues et al. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n. 03, p. 718-741, 2021.

MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel. MASETTO; Marcos, T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2009, p.133-173.

MORAES, Maria Cândida. Complexidade e currículo: por uma nova relação. Polis. Revista Latinoamericana, n. 25, 2010.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Ensina a viver: Manifesto para mudar a educação. Porto Alegre: Sulina; 2015.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 20 ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil; 2012.

MORIN, Edgar; KERN Anne Brigitte. Terra Pátria. 3 ed. Porto Alegre: Sulina, 2000.

OKOLI, Chitu. Critical realist considerations for literature reviews. SSRN, 2015.

PENA-VEGA, Alfredo. Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática: o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 3, p. 58-78, 2023.

PENA-VEGA, Alfredo et al. Young people are changing their socio-ecological reality to face climate change: Contrasting transformative youth commitment with division and inertia of governments. Sustainability, v. 14, n. 22, p. 15116, 2022.

PENA-VEGA, Alfredo. Os sete saberes necessários à educação sobre as mudanças climáticas. Cortez Editora, 2023.

ROCCO, Nerielly Elizabeth; KATAOKA, Adriana Massê; SURIANI-AFFONSO, Ana Lucia. Investigação sobre o uso de imagens em pesquisas brasileiras de educação ambiental. Revista Valore, v. 8, p. 8004, 2023.

SANTOS, Cristina Mamédio da Costa; PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos; NOBRE, Moacyr Roberto Cuce. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista latino-americana de enfermagem, v. 15, p. 508-511, 2007.

SOUZA, Karla; UHMANN, Rosangela Inês Matos. A Potencialidade dos Filmes Comerciais com foco na Educação Ambiental para o Contexto Escolar. In: Educação: Pesquisa, aplicação e novas tendências. Editora Científica Digital, 2022. p. 227-250.

Downloads

Publicado

01-07-2025

Como Citar

DRUCIAK, Cristiane de Azevedo; KATAOKA, Adriana Massae; OBARA, Ana Tiyomi. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMPLEXIDADE E MUDANÇA DO CLIMA: ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA O ENSINO DE JOVENS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 48–68, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20674. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20674. Acesso em: 5 dez. 2025.