A ambientalização de escolas próximas a Unidades de Conservação

Autores

  • Alessandra Maria Couto Figueira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taís Cristine Ernst Frizzo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paula Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20488

Palavras-chave:

educação ambiental, ambientalização, unidade de conservação, escola

Resumo

O estudo buscou entender os fatores que possibilitam a aproximação entre uma unidade de conservação (UC) e escolas, bem como os processos de ambientalização dessas instituições. A pesquisa teve uma abordagem etnográfica, com observação participante, questionário estruturado aberto e análise documental. Observou-se diversos fatores para valorização das questões ambientais nas escolas, dos quais destacamos: o empenho dos gestores das instituições, a motivação dos professores com relação às questões ambientais, a promoção de eventos e atividades escolares na UC, as práticas pedagógicas integradas, os documentos escolares que contemplam a educação ambiental e valorizam a UC, a proximidade da escola com a UC.

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FIGUEIRA, Alessandra Maria Couto; FRIZZO, Taís Cristine Ernst; GONÇALVES, Paula. A ambientalização de escolas próximas a Unidades de Conservação. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 177–195, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20488. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20488. Acesso em: 5 dez. 2025.