A Educação Ambiental na Educação Básica, em escolas do Jardim Novo Mundo, região leste de Goiânia

Autores

  • Bonivaldo Pedro Silva Universidade Estadual de Goiás
  • José Divino dos Santos Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20455

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Educação Básica; Ensino; Meio Ambiente.

Resumo

Este artigo analisa a implementação da Educação Ambiental (EA) em escolas do Jardim Novo Mundo, Goiânia. sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica (EAC). Por meio de abordagem quanti-qualitativa, foram aplicados questionários a alunos e professores e realizada revisão bibliográfica. Constatou-se a predominância de práticas conservacionistas. Dificuldades como sobrecarga docente e formação desigual geram ações fragmentadas. Todavia há apoio à inclusão da EA como disciplina obrigatória. Como produto educacional, foram desenvolvidos o site Vidda – Educação Ambiental e uma série de e-books, validados por estudantes e já utilizados como recurso pedagógico digital, gratuito e interdisciplinar, em escolas públicas. 

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Publicado

02-12-2025

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Artigos

Como Citar

SILVA, Bonivaldo Pedro; SANTOS, José Divino dos. A Educação Ambiental na Educação Básica, em escolas do Jardim Novo Mundo, região leste de Goiânia. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 72–90, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20455. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20455. Acesso em: 5 dez. 2025.