A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS POVOS INDÍGENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20440

Palavras-chave:

Educação ambiental, Povos originários, Valores, Políticas Educacionais, Cultura

Resumo

O presente artigo reflete sobre a Educação Ambiental escolar, a partir da visão histórica e cultural dos povos indígenas. A pergunta que norteia a pesquisa é: Quais as contribuições dos povos indígenas para a Educação Ambiental? Os objetivos buscam a compreender a Educação Ambiental a partir dos valores e discutir a Educação Ambiental diante das tendências e das políticas educacionais. De início, destacam-se as contribuições de Krenak (2020), juntamente com as considerações teóricas de Freire (2016; 2020). Pensar com Krenak e Freire auxiliam a compreender o processo de colonização do país, a postura da sociedade brasileira e a relação opressor e oprimido. A metodologia da pesquisa tem origem bibliográfica.

Biografia do Autor

  • Natacha Souza das Neves Prosdocimo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (2022), sob orientação da Prof Dra. Maria Arlete Rosa; Professora Especialista em Psicopedagogia (2012); Graduação em Pedagogia - Universidade Tuiuti do Paraná (2008). Atualmente servidora pública municipal de Curitiba (PR) desde 2012. Atua no Núcleo de Gestão da Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, na articulação de parcerias intersetoriais e formação de professores na área de Educação Ambiental na Escola Municipal de Sustentabilidade. Com publicações e experiência na área de Educação com ênfase nas áreas de Educação Ambiental, Educação Integral, Educação Infantil, Anos Iniciais e Alfabetização. Atua como parecerista na Revista Veredas Formativas da Secretaria Municipal de Educação. Membro da Rede de Educadores Ambientais do Paraná (REAPR) e da Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática (RIPERC).

  • João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Curitiba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP) e Pedagogia (UEM) . Atuou por doze anos na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Ourinhos/SP, exercendo a função de Professor dos Anos Iniciais, Supervisor Técnico-Pedagógico, Formador de Matemática e Professor de Matemática. No ensino privado, lecionou como Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (2015-2019), atuando em disciplinas no campo da Pedagogia, do Ensino de Ciências e de Educação Matemática, bem como disciplinas de estágio supervisionado. Atualmente é líder do grupo EduTec.Utf: Grupo de Pesquisa em Práticas e Políticas Educacionais na perspectiva da Educação Tecnológica e vice-líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática - GDFEM. Além disso, realizou estágio Pós-Doutoral em Educação (PPGE/UEPG), discutindo políticas públicas de formação de professores que ensinam Matemática e a BNCC. Participa como membro do GT01 e da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Exerceu a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIPAMPA (2021-2022). Atualmente, ainda, é Editor-Chefe da Revista Transmutare e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET/UTFPR), aprovado pela CAPES em 2024. Além do PPGET, atua como professor nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT). Possui interesses no campo da Educação Matemática, Ensino de Ciências, Educação Tecnológica e Diferenças (infâncias, gênero, sexualidade, questões raciais etc).

  • Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná

    Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1978) e Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Mestrado(1991) e Doutorado(1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisou as relações sociais educativas e movimentos sociais em Curitiba e as práticas educativas de sustentabilidade e participação social em Curitiba. Pós Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná(2016), pesquisou as práticas de educação ambiental e educação do campo na Região Metropolitana de Curitiba. Membro Titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná(2010 a 2016). Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná do Programa de Pós Graduação em Educação de Mestrado e Doutorado, em que é Vice Coordenadora nas gestões (2012 2021) e gestão (setembro/2023 atual). Titular do Comitê de Ética na Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná ( 2021 - atual). Editora Chefe - Revista Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional(2022-atual) e Revista Brasileira de Educação Ambiental (2023-atual). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas e do Programa Observatório da Educação/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - Universidade Tuiuti do Paraná. Diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná(2003 a 2010). Docente da Prefeitura Municipal de Curitiba(1984 a 2016). Participa de redes: Rede Paranaense de educação Ambiental; Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental-REASul; Rede Brasileira de Educação Ambiental REBEA e Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades la Sustentabilidad y El Ambiente ARIUSA. Autora de livros e artigos sobre: educação, cidadania e participação social; educação e meio ambiente na cidade e no campo; educação ambiental e políticas públicas; práticas de educação socioambiental; educação ambiental e saneamento; educação e sustentabilidade.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

PROSDOCIMO, Natacha Souza das Neves; MORAES, João Carlos Pereira de; ROSA, Maria Arlete. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS POVOS INDÍGENAS. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 164–178, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20440. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20440. Acesso em: 5 dez. 2025.