ENVIRONMENTAL EDUCATION AND INDIGENOUS PEOPLES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20440

Keywords:

Environmental education, Povos originários, Valores, Políticas Educacionais, Cultura

Abstract

This article reflects on Environmental Education in schools, based on the historical and cultural perspective of indigenous peoples. The question that guides the research is: What are the contributions of indigenous peoples to Environmental Education? The objectives seek to understand Environmental Education based on values ​​and discuss Environmental Education in light of trends and educational policies. Initially, the contributions of Krenak (2020) stand out, together with the theoretical considerations of Freire (2016; 2020). Thinking with Krenak and Freire helps to understand the process of colonization of the country, the stance of Brazilian society, and the relationship between oppressor and oppressed. The research methodology has bibliographic origins.

Author Biographies

  • Natacha Souza das Neves Prosdocimo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Prefeitura Municipal de Curitiba
    Master in Education from the Postgraduate Program in Education at Universidade Tuiuti do Paraná (2022), under the guidance of Prof. Dr. Maria Arlete Rosa; Specialist Professor in Psychopedagogy (2012); Degree in Pedagogy - Tuiuti University of Paraná (2008). Currently a municipal public servant in Curitiba (PR) since 2012. She works in the Environmental Education Management Center of the Municipal Department of Education of Curitiba, in the coordination of intersectoral partnerships and teacher training in the area of ​​Environmental Education at the Municipal School of Sustainability. With publications and experience in the area of ​​Education with an emphasis on the areas of Environmental Education, Integral Education, Early Childhood Education, Early Years and Literacy. He works as a reviewer for the Veredas Formativas Magazine of the Municipal Department of Education. Member of the Paraná Environmental Educators Network (REAPR) and the International Climate Resilience Research Network (RIPERC).

     

  • João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Curitiba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP) e Pedagogia (UEM) . Atuou por doze anos na Educação Básica da Prefeitura Municipal de Ourinhos/SP, exercendo a função de Professor dos Anos Iniciais, Supervisor Técnico-Pedagógico, Formador de Matemática e Professor de Matemática. No ensino privado, lecionou como Professor da Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos (2015-2019), atuando em disciplinas no campo da Pedagogia, do Ensino de Ciências e de Educação Matemática, bem como disciplinas de estágio supervisionado. Atualmente é líder do grupo EduTec.Utf: Grupo de Pesquisa em Práticas e Políticas Educacionais na perspectiva da Educação Tecnológica e vice-líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática - GDFEM. Além disso, realizou estágio Pós-Doutoral em Educação (PPGE/UEPG), discutindo políticas públicas de formação de professores que ensinam Matemática e a BNCC. Participa como membro do GT01 e da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Exerceu a função de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/UNIPAMPA (2021-2022). Atualmente, ainda, é Editor-Chefe da Revista Transmutare e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET/UTFPR), aprovado pela CAPES em 2024. Além do PPGET, atua como professor nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT). Possui interesses no campo da Educação Matemática, Ensino de Ciências, Educação Tecnológica e Diferenças (infâncias, gênero, sexualidade, questões raciais etc).

  • Maria Arlete Rosa, Universidade Tuiuti do Paraná

    Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1978) e Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Mestrado(1991) e Doutorado(1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisou as relações sociais educativas e movimentos sociais em Curitiba e as práticas educativas de sustentabilidade e participação social em Curitiba. Pós Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná(2016), pesquisou as práticas de educação ambiental e educação do campo na Região Metropolitana de Curitiba. Membro Titular do Conselho Estadual de Educação do Paraná(2010 a 2016). Professora Adjunta da Universidade Tuiuti do Paraná do Programa de Pós Graduação em Educação de Mestrado e Doutorado, em que é Vice Coordenadora nas gestões (2012 2021) e gestão (setembro/2023 atual). Titular do Comitê de Ética na Pesquisa da Universidade Tuiuti do Paraná ( 2021 - atual). Editora Chefe - Revista Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional(2022-atual) e Revista Brasileira de Educação Ambiental (2023-atual). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Sociais e Práticas Pedagógicas e do Programa Observatório da Educação/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação - Universidade Tuiuti do Paraná. Diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná(2003 a 2010). Docente da Prefeitura Municipal de Curitiba(1984 a 2016). Participa de redes: Rede Paranaense de educação Ambiental; Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental-REASul; Rede Brasileira de Educação Ambiental REBEA e Alianza de Redes Iberoamericanas de Universidades la Sustentabilidad y El Ambiente ARIUSA. Autora de livros e artigos sobre: educação, cidadania e participação social; educação e meio ambiente na cidade e no campo; educação ambiental e políticas públicas; práticas de educação socioambiental; educação ambiental e saneamento; educação e sustentabilidade.

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Published

2025-07-01

How to Cite

PROSDOCIMO, Natacha Souza das Neves; MORAES, João Carlos Pereira de; ROSA, Maria Arlete. ENVIRONMENTAL EDUCATION AND INDIGENOUS PEOPLES. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 4, p. 164–178, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20440. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20440. Acesso em: 5 dec. 2025.