UM OLHAR SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO OESTE DO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20431

Palavras-chave:

mobilidades políticas, walking ethnography, Novo coronavírus; escolas sustentáveis; políticas públicas; programa A3P; educação ambiental, micro políticas, educação ambiental, educação escolar

Resumo

O artigo consiste em um relato de pesquisa que analisou, entre 2020 e 2024, a implementação da educação ambiental nas escolas públicas do Paraná, Brasil, situadas no Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Toledo. A pesquisa faz parte de um projeto maior, sobre o envolvimento da sustentabilidade na educação formal da rede estadual. Visto isso, o relato divide-se em três fases de pesquisa, realizadas em 2020 (fase 1), 2023 (fase 2) e 2024 (fase 3). As escolas investigadas são atravessadas por valores estéticos~éticos~políticos, capazes de influenciar sua própria atuação, nos micros contextos que permeiam a escola~natureza onde estão imbricados, assim como a educação e as políticas públicas em educação ambiental.

Biografia do Autor

  • Anna Carolina Esposito Sanchez, Universidade Federal do Paraná

    Graduada em Bacharelado em Ciências Biológicas pela UFPR, Mestre em Educação pela UFPR e Doutoranda em Educação pela UFPR.

  • Maria Victória Castanha Bedin, Universidade Federal do Paraná

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná.

  • Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal de São Carlos
    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CRHEA/ EESC/ USP). Mestra e Doutoranda em Ecologia e Recursos Naturais pela UFSCar.Participa do Grupo de Pesquisa registrado e certificado pelo CNPq - GEPEA Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, do Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região (CESCAR), e de diversas redes de EA: Rede de EA de São Carlos (REA-São Carlos), REPEA, REBEA e RUPEA (Rede Universitária de Programas de EA para Sociedades Sustentáveis).

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

SANCHEZ, Anna Carolina Esposito; BEDIN, Maria Victória Castanha; IARED, Valéria Ghisloti. UM OLHAR SOBRE A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO OESTE DO PARANÁ. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 275–293, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20431. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20431. Acesso em: 5 dez. 2025.