A PRESENÇA DA DIMENSÃO POLÍTICA EM PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20430

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Dimensão Política; Formação de professores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as pesquisas que abordam a formação continuada de professores em Educação Ambiental (EA), com foco na presença da dimensão política no processo formativo. Adotando uma abordagem descritiva e explicativa, esta pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou como fonte de consulta o banco de dados do Projeto EArte (2018 a 2020). Constatou-se que a maioria dos trabalhos apresentava o reconhecimento teórico da dimensão política, porém, sem demonstrar sua aplicação prática nos processos de formação desenvolvidos. Tais resultados evidenciam a necessidade de fortalecer os fundamentos epistemológicos da EA e a importância de integrar as dimensões política, de conhecimentos, de valores éticos e estéticos na formação continuada de professores.

Biografia do Autor

  • Maira Paupitz Vasselai, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Ciências – Biologia. Atualmente é Técnica pedagógica no Núcleo Regional de Educação de Curitiba - Secretaria de Estado da Educação (PR). Tem experiência nas áreas de Gestão Escolar, Ciências Ambientais, Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência ambiental, agricultura urbana, horticultura, sustentabilidade e equipe interdisciplinar.

  • Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Química (UFPR). Mestre em Ciências (UTFPR). Licenciada e Bacharel em Química (UFPR). Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Formação de professores. 

  • Anelize Queiroz do Amaral , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Educação (Unesp/Rio Claro), Mestre em Ciências, Graduada em Ciências Biológicas. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dos Vizinhos. Professora permanente do -Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Educação Ambiental e Formação de professores

  • Tamara Simone van Kaick, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em mestre em Inovação Tecnológica, graduada em Biologia, Ciência e Artes. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora e coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica/PPGFCET e professora da Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana/PPGSAU. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, e no Ensino de Ciências e em Educação Ambiental

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

VASSELAI, Maira Paupitz; MORAIS, Josmaria Lopes de; AMARAL , Anelize Queiroz do; VAN KAICK, Tamara Simone. A PRESENÇA DA DIMENSÃO POLÍTICA EM PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 01–15, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20430. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20430. Acesso em: 5 dez. 2025.