EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20420

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, ensino médio, problemas socioambientais, trabalho docente

Resumo

O trabalho docente para a educação ambiental (EA) é necessário para a compreensão da crise socioambiental. Assim, este estudo buscou verificar ações e formas de desenvolvimento de EA em uma escola pública no ensino médio, também a concepção de EA dos professores e coordenadores, quais as fontes de informações e a interferência das propostas curriculares do ensino médio na realização da EA escolar. Os dados foram obtidos pela aplicação de questionários e entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram visões e ações ambientais alinhadas às ideais de mudanças comportamentais, sem explicitar os fatores determinantes dos problemas socioambientais, desvinculando sociedade de natureza. Conclui-se que apesar de possuir inserção de EA na escola, há necessidade de qualificá-la e aperfeiçoar o trabalho docente.

Biografia do Autor

  • Vitória de Souza Gomes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Atualmente é professora do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio, docente da rede pública do estado de São Paulo e da rede privada. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP, campus Jacarezinho- PR. Durante a graduação participou do Programa Institucional de Residência Pedagógica. Graduanda de Pedagogia pela UniCesumar e mestranda em Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd) do Campus de Jacarezinho da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

  • Carolina Borghi Mendes, Universidade Estadual Paulista

    Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. É Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP/Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências, UNESP/Bauru. Líder do Grupo de Pesquisas Marxistas em Educação em Ciências Naturais e Sociais (CNPq/FCLAr) e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental - GPEA (CNPq/UNESP-Bauru) e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação para a Ciência - LEPEC (CNPq/UENP). Integrante da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (REDPEEL) e membro da Comissão Interna da REDPEEL no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, UNESP/Bauru. Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Atua principalmente nas áreas: Formação de Professores; Educação em Ciências; Educação Ambiental; Fundamentos da Educação Escolar; Estágio Supervisionado e Políticas Públicas Educacionais.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

GOMES, Vitória de Souza; MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da Silva. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO MÉDIO. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 254–274, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20420. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20420. Acesso em: 5 dez. 2025.