EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: CONSTRUINDO RELAÇÕES COM A COMUNIDADE DO ENTORNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20360

Palavras-chave:

Estações Ecológicas, Educação Ambiental Não-Formal, População

Resumo

A presente pesquisa objetivou compreender as relações socioambientais estabelecidas entre moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs), localizadas na região centro-sul do Paraná. Alguns moradores, por meio de uma entrevista semiestruturada, relataram desconhecer as UCs e mencionaram problemas enfrentados como ausência de coleta de resíduos, presença de caçadores e coletores, desaparecimento de animais nativos, mudanças do clima e impactos nos seus cultivos. Assim, torna-se fundamental o aprofundamento dos conhecimentos acerca dessa temática para que a gestão dessas áreas possa ocorrer com enfoque humanista e sustentável.

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Publicado

01-07-2025

Como Citar

GONÇALVES, Catarina Trevisan; MATAKAS, Fernanda Gurgel; FERRI, Lorena Ribeiro; LIEBEL, Samuel; AFFONSO, Ana Lucia Suriani. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: CONSTRUINDO RELAÇÕES COM A COMUNIDADE DO ENTORNO. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 4, p. 149–163, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20360. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20360. Acesso em: 5 dez. 2025.