Educação no semiárido brasileiro: contextualizando a Educação Ambiental como estratégia de desenvolvimento sustentável

Autores

  • Marta Maria Aguiar Sisnando Silva Banco do Nordeste/Universidade Coorporativa
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima Universidade Federal do Ceará
  • Ahmad Saeed Khan Universidade Federal do Ceará
  • Leonardo Andrade Rocha Universidade Federal do Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2035

Palavras-chave:

Semiárido, Desenvolvimento Regional, Gestão da Educação.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir a Educação Ambiental nas escolas do Semiárido brasileiro, considerando a sua importância como estratégia de desenvolvimento sustentável local. Para tanto é feita uma análise da educação contextualizada no Semiárido e em seguida apresenta-se uma reflexão sobre a atuação dos municípios nesse processo. A Educação Ambiental não se encontra institucionalizada no Semiárido. De um modo geral existe um ambiente desfavorável a sua implementação e o governo municipal é omisso no que se refere à adoção de instrumentos de gestão da educação que poderiam agir como catalisadores de processos de transformação de comportamentos para enfrentar com os problemas socioeconômicos e ambientais da região.

Biografia do Autor

  • Marta Maria Aguiar Sisnando Silva, Banco do Nordeste/Universidade Coorporativa
    Mestre e Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema/Universidade Federal do Ceará
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima, Universidade Federal do Ceará
    Eng. Agrônoma Doura em Economia Aplicada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Produtividade - CNPq
  • Ahmad Saeed Khan, Universidade Federal do Ceará
    Economista., PhD em Economia Agrícola e Recursos Naturais - Oregon State University. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Departamento de Economia Professor da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Bolsista de Produtividade CNPq.
  • Leonardo Andrade Rocha, Universidade Federal do Semiárido
    Economista, Doutor em Economia - Instituto de Economia/UNICAMP Professor da Universidade Federal do Semiárido

Downloads

Publicado

30-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Marta Maria Aguiar Sisnando; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; KHAN, Ahmad Saeed; ROCHA, Leonardo Andrade. Educação no semiárido brasileiro: contextualizando a Educação Ambiental como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 4, p. 289–305, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2035. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2035. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-02-16
Aprovado 2016-09-20
Publicado 2016-09-30