A sugestão de um (anti)método para a Educação Ambiental: a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20348

Palavras-chave:

(Anti)Abordagem; Educação Ecológica; Hans-Georg Gadamer; Interpretação Filosófica.

Resumo

Este artigo analisa como a Hermenêutica Filosófica de Hans-Georg Gadamer, compreendida como um (anti)método, pode contribuir para uma mudança epistemológica na Educação Ambiental. A investigação, de natureza qualitativa e abordagem hermenêutica, fundamenta-se em revisão de literatura e busca responder à crise ecológica provocada pelo capitalismo, que evidencia os limites da racionalidade moderna para a proteção de todas as formas de vida. A proposta é refletir sobre a superação da dicotomia entre humanos e não humanos. Ao questionar as promessas da Modernidade, a Hermenêutica Filosófica mostra-se uma via potente para a construção de um entendimento mais sensível, aberto e inclusivo no contexto da Educação Ambiental.

Biografia do Autor

  • Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. Atualmente pesquisa sobre: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS .

  • Andréia de Oliveira Castro castro, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA, 2024). Possui especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA, 2008), em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (FAVIX, 2012), e em Educação Física Escolar e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Brás (2018). Graduou-se em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2006) e em Educação Física pela mesma instituição (UEPA, 2014). Atualmente, é professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará, ministrando disciplinas como Biologia, Química, Educação Física, Educação Ambiental e Sustentabilidade e clima. Sua área de interesse em pesquisa abrange Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Educação Ambiental e Meio Ambiente, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a conscientização e o engajamento em questões socioambientais, especialmente no contexto amazônico.

  • Klebson Daniel Sodré do Rosário, Universidade do Estado do Pará

    Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho - UNESP; Mestre em Biologia Ambiental (Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos) pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Tem experiências em pesquisa na área de Ensino de Ciências (com ênfase nos Saberes Docentes), Ecologia de Aves associadas aos manguezais e Ecologia Geral; além da experiência no ensino de disciplinas relacionadas a Biologia e Ensino de Biologia. Atualmente, é professor Adjunto I do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia PPGECA, da Universidade do Estado do Pará.

  • Antônio , Universidade Federal do Amapá

    Professor do Colegiado de Letras/Francês-UNIFAP. Doutor em Ciências da Educação- UNADES. Mestre em Ciências da Educação- UNADES. Especialista em Linguística Aplicada-FTA. Especialista em Linguística Românica, Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Psicanálise, Especialista em Direito Contábil, Especialista em Direito do trabalho e processo trabalhista- Faculdade Única. Graduado em Letras/ Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atualmente, Acadêmico dos Cursos de História e pedagogia-UNINTER. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Coordenador dos grupos de pesquisa CITELLIN e CIEDUCAAMAZON. Coordena projetos de extensão voltados às práticas textuais em escolas estaduais do Amapá, bem como pesquisas voltadas as variantes linguísticas indígenas existentes no município de Oiapoque/AP. Já atuou como Coordenador do Curso de Letras/francês-UNIFAP. DISCIPLINAS MINISTRADAS:1. LINGUÍSTICA ROMÂNICA 2. LÍNGUA LATINA II. HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 3. SINTAXE DA LINGUA PORTUGUESA 4. SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 5. MORFOMOLOGIA 6. TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 7. SOCIOLINGUÍSTICA 8. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 9. PSICOLINGUÍSTICA 10.LPC- DIREITO.11. LPC-BIOLOGIA.12. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

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Publicado

01-10-2025

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Como Citar

LEONEL, Ronaldo dos Santos; CASTRO, Andréia de Oliveira Castro; ROSÁRIO, Klebson Daniel Sodré do; LEONEL, Antônio dos Santos. A sugestão de um (anti)método para a Educação Ambiental: a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 259–274, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20348. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20348. Acesso em: 5 dez. 2025.