The suggestion of an (anti)method for Environmental Education: the philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20348

Keywords:

(Anti)Approach,; Ecological Education; Hans-Georg Gadamer; Philosophical Interpretation

Abstract

This article analyzes how Hans-Georg Gadamer’s Philosophical Hermeneutics, understood as an (anti)method, can contribute to an epistemological shift in Environmental Education. The investigation, of a qualitative nature and hermeneutic approach, is based on a literature review and seeks to respond to the ecological crisis triggered by capitalism, which highlights the limits of modern rationality in protecting all forms of life. The proposal is to reflect on overcoming the dichotomy between humans and non-humans. By questioning the promises of Modernity, Philosophical Hermeneutics emerges as a powerful path for building a more sensitive, open, and inclusive understanding within the context of Environmental Education.

Author Biographies

  • Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade Federal do Paraná

    Doutorando em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (PPGECM - UFPR).Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA - UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2010). Graduado em Educação do Campo com Habilitação Especifica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ CAMPUS ALTAMIRA (2015).Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira -Pará. Atualmente pesquisa sobre: FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA PARAENSE: TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS .

  • Andréia de Oliveira Castro castro, Universidade Federal do Paraná

    Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA, 2024). Possui especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense (UNIFIA, 2008), em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória (FAVIX, 2012), e em Educação Física Escolar e Inclusiva pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Brás (2018). Graduou-se em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA, 2006) e em Educação Física pela mesma instituição (UEPA, 2014). Atualmente, é professora na Secretaria de Educação do Estado do Pará, ministrando disciplinas como Biologia, Química, Educação Física, Educação Ambiental e Sustentabilidade e clima. Sua área de interesse em pesquisa abrange Alfabetização Científica e Tecnológica, abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), Educação Ambiental e Meio Ambiente, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a conscientização e o engajamento em questões socioambientais, especialmente no contexto amazônico.

  • Klebson Daniel Sodré do Rosário, Universidade do Estado do Pará

    Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho - UNESP; Mestre em Biologia Ambiental (Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos) pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Tem experiências em pesquisa na área de Ensino de Ciências (com ênfase nos Saberes Docentes), Ecologia de Aves associadas aos manguezais e Ecologia Geral; além da experiência no ensino de disciplinas relacionadas a Biologia e Ensino de Biologia. Atualmente, é professor Adjunto I do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia PPGECA, da Universidade do Estado do Pará.

  • Antônio dos Santos leonel, Universidade Federal do Amapá

    Professor do Colegiado de Letras/Francês-UNIFAP. Doutor em Ciências da Educação- UNADES. Mestre em Ciências da Educação- UNADES. Especialista em Linguística Aplicada-FTA. Especialista em Linguística Românica, Especialista em Direito Constitucional. Especialista em Psicanálise, Especialista em Direito Contábil, Especialista em Direito do trabalho e processo trabalhista- Faculdade Única. Graduado em Letras/ Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Atualmente, Acadêmico dos Cursos de História e pedagogia-UNINTER. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Coordenador dos grupos de pesquisa CITELLIN e CIEDUCAAMAZON. Coordena projetos de extensão voltados às práticas textuais em escolas estaduais do Amapá, bem como pesquisas voltadas as variantes linguísticas indígenas existentes no município de Oiapoque/AP. Já atuou como Coordenador do Curso de Letras/francês-UNIFAP. DISCIPLINAS MINISTRADAS:1. LINGUÍSTICA ROMÂNICA 2. LÍNGUA LATINA II. HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA 3. SINTAXE DA LINGUA PORTUGUESA 4. SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA 5. MORFOMOLOGIA 6. TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA 7. SOCIOLINGUÍSTICA 8. INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS LINGUÍSTICOS 9. PSICOLINGUÍSTICA 10.LPC- DIREITO.11. LPC-BIOLOGIA.12. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO.

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Published

2025-10-01

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LEONEL, Ronaldo dos Santos; CASTRO, Andréia de Oliveira Castro; ROSÁRIO, Klebson Daniel Sodré do; LEONEL, Antônio dos Santos. The suggestion of an (anti)method for Environmental Education: the philosophical hermeneutics of Hans-Georg Gadamer. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 6, p. 259–274, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20348. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20348. Acesso em: 5 dec. 2025.