Educação Ambiental como estratégia de sensibilização para a conservação de abelhas sem ferrão: percepção de alunos do ensino fundamental

Autores

  • Mara Tavares Universidade Federal de Viçosa
  • Rhiala Gomes Albergaria Universidade Federal de Viçosa
  • Mirelle Barbosa de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20334

Palavras-chave:

Abelhas Indígenas, Desenhos Infantis, Educação não-formal, Percepção ambiental, Preservação Ambiental

Resumo

Este estudo utilizou uma abordagem quali-quantitativa para investigar as percepções de alunos do EF sobre o ambiente e a importância das abelhas para o ecossistema. Os resultados contribuíram para um melhor entendimento da percepção dos alunos e evidenciaram que eles possuem uma concepção vaga sobre a diversidade e a importância das abelhas para o ambiente. Esses achados ressaltam a necessidade de incorporar esses conteúdos no currículo escolar, visando uma educação ambiental mais abrangente. Portanto, é essencial promover a sensibilização sobre esses temas no ambiente escolar e também através da educação não formal e dos meios de comunicação. Essas ações poderão estimular comportamentos voltados para a conservação das abelhas.

Biografia do Autor

  • Rhiala Gomes Albergaria, Universidade Federal de Viçosa

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Entomologia.

    Departamento de Biologia Geral

    Universidade Federal de Viçosa

  • Mirelle Barbosa de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação

    Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

AIRES, Berenice Feitosa da Costa; BASTOS, Rogério Pereira. Representações sobre meio ambiente de alunos da educação básica de Palmas (TO). Ciência & Educação, v. 17, p. 353-364, 2011.

ANJOS, José Leandro Leite dos; RAMOS, Aretuza Bezerra Brito. Abelhas nativas: análise sobre a percepção de alunos do ensino médio. Anais… In: Congresso Internacional das Licenciaturas, Pernambuco, 2019.

ARAÚJO, Dyalla Ribeiro; SILVA, Roberto Henrique Dias; SOUSA, Jonas Santos. Avaliação da qualidade físico-química do mel comercializado na cidade de Crato, CE. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 6, n. 1, p. 51-55, 2006.

BARBOSA, Renata Rikelly Silva et al. Percepção dos alunos do 9º ano sobre a importância das abelhas sem ferrão no ecossistema. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 78084-78090, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo: A visão de Laurence Bardin. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 383–387, 2012.

BHERING, Leonardo Lopes. Rbio: A tool for biometric and statistical analysis using the R platform. Crop Breeding and Applied Biotechnology, v.17, p.187-190, 2017.

BOER, Noemi. O meio ambiente na percepção de alunos que recebem educação ambiental na escola. Ciência e Ambiente, v. 1, n. 8, p. 91-101, 1994.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei N° 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 11 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 1 fev. 2024.

CAMARGO, João Maria Franco de; PEDRO, Silvia Regina de Menezes. Mutualistic Association between a Tiny Amazonian Stingless Bee and a Wax-Producing Scale Insect. Biotropica, v. 34, n. 3, p. 446-451, 2002.

CANDIANI, Giovano. Aplicação de diferentes categorias de percepção na análise de desenhos infantis sobre meio ambiente. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 14, n. 34, p. 510-526, 2022.

CELLA, Ivanir.; AMANDIO, Dylan Thomas Telles; FAITA, Marcia Regina. Boletim Didático: Meliponicultura. 141. ed. Florianópolis: Epagri, 2017. Disponível em: https://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/apicultura/acervo/abelhas_sem_ferrao/BD141-meliponicultura.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024.

ELISEI, Mateus Guedes Martins. Diagnóstico da percepção ambiental através de desenho infantil. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

ELORANTA, Varpu; YLI-PANULA, Eija. Animals in the landscape drawings of Finnish and Russian young people–in the landscape they want to conserve. Nordic Studies in Science Education, v. 1, n. 2, p. 5-17, 2005.

IMPERATRIZ-FONSECA, Vera Lucia; NUNES-SILVA, Patrícia. As abelhas, os serviços ecossistêmicos e o Código Florestal Brasileiro. Biota Neotropica, v. 10, p. 59-62, 2010.

FRAGOSO, Edjane; NASCIMENTO, Elisangela Castedo Maria. A educação ambiental no ensino e na prática escolar da Escola Estadual Cândido Mariano–Aquidauana/MS. Ambiente & Educação, v. 23, n. 1, p. 161-184, 2018.

GARRIDO, Luciana dos Santos; MEIRELLES, Rosane Moreira Silva de. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciência & Educação, v. 20, p. 671-685, 2014.

GIANNINI, Tereza C. et al. The dependence of crops for pollinators and the economic value of pollination in Brazil. Journal of Economic Entomology, v. 108, n. 3, p. 849-857, 2015.

GIL, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, Mauro. Diagnóstico da percepção sócio-ambiental de professores em Xerém (Duque de Caxias/RJ) e as relações com o processo de modernização. Anais… In: Encontro da Associação Nacionall de Pós-Graduação e Pesquisas em Ambiente e Sociedade. Indaiatuba: ANPPAS, 2002. Disponível em: https://anppas.org.br/i-encontro-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-ambiente-e-sociedade/. Acesso em: 02 jun. 2024.

GUIMARÃES, Mauro. Educação ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P. P. (Org.). Identidades da educação ambiental brasileira. pp. 25-34. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

HAMMES, Valéria Sucena. Proposta metodológica de macroeducação. 2. ed. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2002.

JACOBI, Pedro Roberto. Meio ambiente e educação para a cidadania: o que está em jogo nas grandes cidades. In: SANTOS, J. E. e SATO, M. (Orgs). A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. pp. 423-437. São Carlos: RiMa, 2001.

KERR, Warwick Estevam; CARVALHO-ZILSE, Gislene Almeida; NASCIMENTO, Vania Alves. Abelha uruçu: biologia, manejo e conservação. 1. ed. Fundação Acangaú, 1996.

KLATT, Björn K. et al. Bee pollination improves crop quality, shelf life and commercial value. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences, v. 281, n. 1775, p. 20132440, 2014.

KLEIN, Alexandra Maria et al. Importance of pollinators in changing landscapes for world crops. Proceedings of the Royal Society of London B: Biological Sciences, v. 274, n. 1608, p. 303-313, 2007.

LEBUHN, Gretchen; LUNA, Joshua Vargas. Pollinator decline: what do we know about the drivers of solitary bee declines? Current Opinion in Insect Science, v. 46, p. 106-111, 2021.

LIMA, Robinson Klay Oliveira; EICKHOFF, Anderson Plattini Nascimento. Percepção ambiental: análise de desenhos de estudantes sobre sentidos de preservação. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 6, n. 18, p. 696-710, 2020.

MALAFAIA, Guilherme; RODRIGUES, Aline Sueli de Lima. Percepção ambiental de jovens e adultos de uma escola municipal de ensino fundamental. Revista Brasileira de Biociências, v. 7, n. 3, p. 266-274, 2009.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA. Biodiversidade e Ecossistemas, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-ecossistemas. Acesso em: 8 fev. 2024.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOURA, Danilo Fernandes Dantas. Percepção de estudantes da educação básica sobre a importância das abelhas para o meio ambiente. Revistaea, n. 65. 2018. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3356. Acesso em: 31 mai. 2024.

NETO, Ricardo Carlos Bins; LIMA, Valderez Marina do Rosário. Concepções de alunos sobre ambiente e relação entre o ser humano e a natureza. Anais… In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Florianópolis, 2007. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/vienpec/CR2/p465.pdf. Acesso em: 31 mai. 2024.

NOVAIS, Samuel. M. A. et al. Effects of a possible pollinator crisis on food crop production in Brazil. PloS ONE, v.11, n.11, e016729, 2016.

OLIVEIRA, Everton. Mario et al. Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação de nascente de um rio. Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental, v. 30, n. 1, p. 23-37, 2013.

OZSOY, Sibel. Investigating elementar school students perceptions about environmental through their drawings. Education Scienses: theory & practice, v. 12, n. 2, p. 1132-1139, 2012.

PALMER, Joy. Environmental education of the 21st century: Theory, practice, progress and promise. London: Routledge, 1998.

PAIXÃO, Gisele Palmares Gomes; MARTÍNEZ, Felipe Rodrigo Vivallo. Análise da percepção dos estudantes do ensino médio da cidade do Rio de Janeiro sobre as abelhas: quanto realmente sabemos sobre elas? Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, n. 3, p. 263-274, 2018.

PEDRINI, Alexandre; COSTA, Érika Costa.; GHILARDI, Natalia. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 163-179, 2010.

PÉREZ‐MÉNDEZ, Néstor et al. The economic cost of losing native pollinator species for orchard production. Journal of Applied Ecology, v. 57, n. 3, p. 599-608, 2020.

PINTO, Cláudia Lúcia; BAMPI, Aumeri Carlos; GALBIATI, Carla. Importância das abelhas para a biodiversidade na percepção de educandos de Cáceres, MT. Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais, v. 9, n. 1, p. 152-163, 2018.

PROFICE, Cabicieri et al. Janelas para a percepção infantil de ambientes naturais. Psicologia em Estudo, v. 18, p. 529-539, 2013.

PROFICE, Christiana et al. Children ́s environmental perceptions of protected áreas in the Atlantic Rainforest. Psyecology, v. 6, n. 3, p. 328-358, 2015.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental? São Paulo: Brasiliense, 1998.

RODGER, James et al. Widespread vulnerability of flowering plant seed production to pollinator declines. Science Advances, v. 7, n. 42, p. eabd3524, 2021.

‌SALATINO, Antonio; PEREIRA, Leonardo Regnier L.; SALATINO, Maria Luiza Faria. The emerging market of propolis of stingless bees in tropical countries. MOJ Food Processing and Technology, v. 7, n. 2, p. 27-29, 2019.

SANTOS, Aldeci dos; VASCONCELOS, Carlos Alberto de. Análise da Percepção Ambiental em uma Escola do Município de Barra dos Coqueiros – Sergipe. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática, v. 6, n. 1, p. 163-178, 2018.

SANTOS, André Luiz Conceição; VIEIRA, Fabiana Silva. Análise da percepção ambiental de alunos de um Centro de Excelência de Aracaju, Sergipe, retratada por meio de desenhos. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, v. 9, n. 1, 2023.

SCHWARZ, Maria Luiza; SEVEGNANI, Lúcia; ANDRÉ, Pierre. Representações da Mata Atlântica e de sua biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 369-388, 2007.

SILVEIRA, Fernando Amaral.; MELO, Gabriel Augusto Rodrigues; ALMEIDA, Eduardo Andrade Botelho. Abelhas brasileiras: sistemática e identificação. 1. ed. Belo Horizonte: Fernando A. Silveira, 2002.

VIEIRA, Maria Mayara; BENDINI, Juliana; BORGES, Kairo Michel Lima. Educação Ambiental e abelhas: o que dizem os livros didáticos de biologia? Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 3, p. 404-414, 2021.

ZAKRZEVSKI, Sônia Beatris Balvedi; PARIS, Araciele Maria Vanelli; DECIAN, Vanderlei Secretti. O olhar de jovens do Ensino Médio sobre o bioma Pampa. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 68-88, 2020.

Downloads

Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TAVARES, Mara; ALBERGARIA, Rhiala Gomes; SOUZA, Mirelle Barbosa de. Educação Ambiental como estratégia de sensibilização para a conservação de abelhas sem ferrão: percepção de alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 243–262, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20334. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20334. Acesso em: 5 dez. 2025.