Percepções ambientais em histórias em quadrinhos: bionarrativas multissemióticas sobre a conservação da biodiversidade amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20316

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Educação Ambiental, Transversalidade, Bionarrativa

Resumo

As histórias em quadrinhos (HQs) configuram-se como potenciais instrumentos para a promoção da educação ambiental. A partir de oficinas de HQs realizadas com estudantes do ensino básico, este estudo teve como objetivo sensibilizá-los quanto às principais questões ambientais da Amazônia, com ênfase na conservação de espécies ameaçadas de extinção. As HQs revelaram as perspectivas dos estudantes acerca da necessidade de preservação, especialmente no combate aos crimes ambientais. Assim, essas produções enquadram-se no conceito de bionarrativa social, por se tratarem de produtos textuais didáticos que estabelecem diálogos sobre a biodiversidade amazônica, além de contemplarem os elementos socioculturais da região.

Biografia do Autor

  • Jonatas do Carmo Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Letras - Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura (Memocult - UEA). Membro do Grupo de Estudos Semióticos (GES-UEA).Tem interesse nas áreas: Cinema, Iconografia, Estudos de Imagem, Semiótica, Cosmogonias Indígenas, Estudos Clássicos, Literatura e Cultura Amazônica.

  • Luciane Lopes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

    É Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, cursando as duas graduações em Licenciatura Plena e Bacharelado na Universidade Federal do Pará (1995 e 1998). Em 1999 fez o Mestrado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi/UFPA e o Doutorado na mesma instituição em 2006. Desde agosto de 2004 é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé (2004-2015), no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (2015-2017) e na Escola Normal Superior desde 2017 até o presente momento. Em Tefé coordenou o Curso de Licenciatura em Biologia no período de 2006 a 2008. Criou e coordenou o Curso de Especialização em Conservação dos Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Educação de Jovens e Adultos na UEA. Coordenou o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais do convênio SEDUC-UEA (2014-2016). No período de 2009 a 2013 assumiu a Direção da Universidade do Estado do Amazonas, campus de Tefé. Atualmente é Coordenadora Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UEA e é docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA (PPGEEC - Mestrado Acadêmico). Coordena e orienta trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisadora de pós-doutoramento da Universidade de Coimbra, em Portugal, no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS). Suas principais pesquisas abordam os seguintes temas: Ecologia, Comportamento e Bem-estar de Primatas; Ensino de Ciências e Biologia na Amazônia; Educação Ambiental, Etnoprimatologia e Conservação da Biodiversidade.

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Publicado

02-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FREITAS, Jonatas do Carmo; SOUZA, Luciane Lopes de. Percepções ambientais em histórias em quadrinhos: bionarrativas multissemióticas sobre a conservação da biodiversidade amazônica. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 91–110, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20316. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20316. Acesso em: 5 dez. 2025.