Environmental perceptions in comic stories: multisemiotic bionarratives on the conservation of amazonian biodiversity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20316

Keywords:

Comic books, Environmental Education, Transversality, Bionarrative

Abstract

Abstract: Comic books are configured as potential tools for promoting environmental education. Based on comic book workshops held with basic education students, this study aimed to raise their awareness of the main environmental issues in the Amazon, with an emphasis on the conservation of endangered species. The comics revealed the students’ perspectives on the need for preservation, especially in the fight against environmental crimes. Thus, these productions fall within the concept of social bionarrative, as they are didactic textual products that establish dialogues about Amazonian biodiversity, while also encompassing the sociocultural elements of the region.

Author Biographies

  • Jonatas do Carmo Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

    Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Artes (PPGLA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Letras - Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Membro do Grupo de Investigações sobre Memória Cultural em Artes e Literatura (Memocult - UEA). Membro do Grupo de Estudos Semióticos (GES-UEA).Tem interesse nas áreas: Cinema, Iconografia, Estudos de Imagem, Semiótica, Cosmogonias Indígenas, Estudos Clássicos, Literatura e Cultura Amazônica.

  • Luciane Lopes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

    É Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, cursando as duas graduações em Licenciatura Plena e Bacharelado na Universidade Federal do Pará (1995 e 1998). Em 1999 fez o Mestrado em Zoologia pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia do Museu Paraense Emílio Goeldi/UFPA e o Doutorado na mesma instituição em 2006. Desde agosto de 2004 é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), onde atuou no Centro de Estudos Superiores de Tefé (2004-2015), no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (2015-2017) e na Escola Normal Superior desde 2017 até o presente momento. Em Tefé coordenou o Curso de Licenciatura em Biologia no período de 2006 a 2008. Criou e coordenou o Curso de Especialização em Conservação dos Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Educação de Jovens e Adultos na UEA. Coordenou o Curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais do convênio SEDUC-UEA (2014-2016). No período de 2009 a 2013 assumiu a Direção da Universidade do Estado do Amazonas, campus de Tefé. Atualmente é Coordenadora Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor/UEA e é docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências na Amazônia da UEA (PPGEEC - Mestrado Acadêmico). Coordena e orienta trabalhos acadêmicos de ensino, pesquisa e extensão. É pesquisadora de pós-doutoramento da Universidade de Coimbra, em Portugal, no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS). Suas principais pesquisas abordam os seguintes temas: Ecologia, Comportamento e Bem-estar de Primatas; Ensino de Ciências e Biologia na Amazônia; Educação Ambiental, Etnoprimatologia e Conservação da Biodiversidade.

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Published

2025-12-02

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Artigos

How to Cite

FREITAS, Jonatas do Carmo; SOUZA, Luciane Lopes de. Environmental perceptions in comic stories: multisemiotic bionarratives on the conservation of amazonian biodiversity. Brazilian Journal of Environmental Education, [S. l.], v. 20, n. 7, p. 91–110, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20316. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20316. Acesso em: 5 dec. 2025.