Sede de aprender: metodologias ativas e o ensino de ciências - um caminho para a Educação Ambiental nos anos iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20315

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Anos Iniciais, Aprendizagem Significativa

Resumo

Diante dos desafios ambientais contemporâneos, a educação ambiental emerge como um pilar fundamental para a formação de indivíduos conscientes e críticos. A "Sede de Aprender" dos alunos pode ser saciada com o uso de metodologias ativas que tornem o ensino de ciências mais envolvente e potencialmente mais significativo. Neste contexto, a aprendizagem por problemas, uma metodologia ativa que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, mostra-se promissora para o ensino de ciências, especialmente ao abordar temas como por exemplo o ciclo da água. Como os estudantes são engajados em situações e problemáticas reais, essa abordagem ajuda a desenvolver habilidades como a resolução de problemas, o pensamento crítico e a colaboração, além de fomentar a construção de conhecimentos significativos. A presente pesquisa tem como objetivo investigar o papel das metodologias ativas no ensino de ciências nos anos iniciais, com foco na educação ambiental por meio de uma revisão narrativa da literatura. Explora também como as metodologias ativas, especialmente a aprendizagem por problema, favorecem o ensino de ciências nos anos iniciais e ainda ajudam a promover a educação ambiental. A revisão demonstra que essas metodologias, podem favorecer a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, e colaborar para uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Ao abordar temas como o ciclo hidrológico no ensino de ciências por meio de abordagens ativas, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a vida e adquirem conhecimentos sobre a importância da água para o planeta. Conclui-se que a utilização de metodologias ativas no ensino de ciências é uma estratégia favorável para a educação ambiental nos anos iniciais, além disso os resultados evidenciam que essa abordagem ativa contribui para despertar o interesse dos alunos pelas ciências e fomentar atitudes mais sustentáveis.

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Publicado

02-12-2025

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Como Citar

CAMPOS, Ana Paula Castro de; SILVA, Hellen Correa da; BRAZ, Vívian da Silva. Sede de aprender: metodologias ativas e o ensino de ciências - um caminho para a Educação Ambiental nos anos iniciais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 156–176, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20315. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20315. Acesso em: 5 dez. 2025.