Ações de Educação Ambiental para formação de lideranças sustentáveis nas comunidades Vila Kennedy e Antares, zona oeste – RJ: um estudo de caso do pacto pela juventude

Autores

  • Flávia Fabiane Gomes da Silva UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20276

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Liderança Juvenil; Sustentabilidade; Comunidades Vulneráveis.

Resumo

O presente artigo analisa as ações de educação ambiental promovidas pelo Pacto pela Juventude, um programa que visa à formação de lideranças sustentáveis em comunidades vulneráveis. A pesquisa investiga a experiência das comunidades Vila Kennedy e Antares, situadas na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e como a educação ambiental pode contribuir para a mobilização social e o protagonismo juvenil. A metodologia utilizada inclui revisão bibliográfica, entrevistas e observação participativa. Os resultados esperados apontam para a importância da educação ambiental como ferramenta de transformação social e para o potencial de replicação desse modelo em outros territórios.

 

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Publicado

02-12-2025

Edição

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Artigos

Como Citar

SILVA, Flávia Fabiane Gomes da. Ações de Educação Ambiental para formação de lideranças sustentáveis nas comunidades Vila Kennedy e Antares, zona oeste – RJ: um estudo de caso do pacto pela juventude. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 458–465, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20276. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20276. Acesso em: 5 dez. 2025.