Educação Ambiental na rede de ensino estadual de Paulino Neves, Maranhão: desafios, práticas e oportunidades

Autores

  • Gebson Leal Conceição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barreirinhas
  • Jamerson Aguiar-Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Barreirinhas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20272

Palavras-chave:

Educação ambiental, Práticas educativas, Contexto Escolar, Desafios Educacionais

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo investigar a concepção dos professores sobre a Educação Ambiental (EA) com o intuito de identificar os desafios, as práticas e seus desdobramentos no contexto escolar de uma escola da rede estadual de ensino do município de Paulino Neves, MA. A metodologia se deu através da pesquisa qualiquantitativa e como instrumento de coleta de informações, foi utilizado um roteiro de entrevista dividido em quatro tópicos: I. Informações dos entrevistados(a)s; II. Contextualização da Educação Ambiental; III. Desafios para o ensino da Educação Ambiental; IV. Oportunidades para o ensino da Educação Ambiental. Pode-se concluir que muitos são os desafios a serem permeados, entre eles, a inclusão de práticas educativas como palestras, projetos e ações de intervenção.

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Publicado

02-12-2025

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Artigos

Como Citar

CONCEIÇÃO, Gebson Leal; AGUIAR-SANTOS, Jamerson. Educação Ambiental na rede de ensino estadual de Paulino Neves, Maranhão: desafios, práticas e oportunidades. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 1–23, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20272. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20272. Acesso em: 5 dez. 2025.