Educação Ambiental nas escolas públicas: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Teresópolis (RJ)

Autores

  • Luciano Coelho de Magalhães Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2026

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Direito à Educação Ambiental, Rede Pública Municipal de Ensino de Teresópolis

Resumo

Este artigo busca comunicar uma pesquisa de mestrado que abordou a inserção da Educação Ambiental (EA) na rede pública municipal de ensino de Teresópolis (RJ). A partir da aplicação de um questionário, foi possível não só diagnosticar a presença da EA nas escolas, mas suas ações educativas ambientais. Os principais resultados desta investigação, interpretados a partir da vertente crítica da EA brasileira, revelaram que o direito à EA, dever do poder público, é em Teresópolis um privilégio de poucos. Sobre a EA que se faz naquela rede, identificamos o predomínio de práticas inspiradas nas concepções conservadora e pragmática da EA no Brasil e, portanto, alheias a urgente transformação da realidade socioambiental local.

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Biografia do Autor

Luciano Coelho de Magalhães, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2014), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003). Integra o Quadro Permanente de Pessoal do Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis-RJ. Atua no ensino de História.

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

Magalhães, L. C. de. (2016). Educação Ambiental nas escolas públicas: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Teresópolis (RJ). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 11(2), 11–21. https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2026

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2015-02-05
Aceito: 2016-03-30
Publicado: 2016-06-30