Educação Ambiental nas escolas públicas: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Teresópolis (RJ)

Autores

  • Luciano Coelho de Magalhães Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.2026

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Direito à Educação Ambiental, Rede Pública Municipal de Ensino de Teresópolis

Resumo

Este artigo busca comunicar uma pesquisa de mestrado que abordou a inserção da Educação Ambiental (EA) na rede pública municipal de ensino de Teresópolis (RJ). A partir da aplicação de um questionário, foi possível não só diagnosticar a presença da EA nas escolas, mas suas ações educativas ambientais. Os principais resultados desta investigação, interpretados a partir da vertente crítica da EA brasileira, revelaram que o direito à EA, dever do poder público, é em Teresópolis um privilégio de poucos. Sobre a EA que se faz naquela rede, identificamos o predomínio de práticas inspiradas nas concepções conservadora e pragmática da EA no Brasil e, portanto, alheias a urgente transformação da realidade socioambiental local.

Biografia do Autor

  • Luciano Coelho de Magalhães, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ
    Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2014), Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal Fluminense (2004) e Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003). Integra o Quadro Permanente de Pessoal do Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Educação de Teresópolis-RJ. Atua no ensino de História.

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Publicado

30-06-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAGALHÃES, Luciano Coelho de. Educação Ambiental nas escolas públicas: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Teresópolis (RJ). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 11, n. 2, p. 11–21, 2016. DOI: 10.34024/revbea.2016.v11.2026. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2026. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2015-02-05
Aprovado 2016-03-30
Publicado 2016-06-30