Educação Ambiental para a sustentabilidade dos recursos hídricos: um estudo de caso sobre a proposta de Educação Ambiental no município de Poços de Caldas

Autores

  • Marcela Furtado Calixto Universidade Federal de Alfenas
  • Adriana Maria Imperador Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20216

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Poços de Caldas

Resumo

O presente estudo tem como finalidade a investigação acerca da implementação da Educação Ambiental para a sustentabilidade em recursos hídricos no Município de Poços de Caldas, em contraponto ao disposto na legislação federal e, estadual, além da regulamentação regionalizada das bacias hidrográficas e municipal. Com base no estudo do Programa de Educação Ambiental existente no Departamento Municipal de Água e Esgoto do Município de Poços de Caldas, por meio de estudo de caso e análise documental, foi feita a análise à luz do disposto na legislação em todas as esferas, acerca da implementação da proposta educacional em termos de recursos hídricos no Município. Ao final, após a análise de toda a estrutura e práticas desenvolvidas no projeto, e, apoiado nas bases da governança territorial e gestão participativa em recursos hídricos, busca-se contribuir para o preenchimento de lacunas e maximizar os resultados dos relevantes trabalhos já realizados.

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Publicado

02-12-2025

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Artigos

Como Citar

CALIXTO, Marcela Furtado; IMPERADOR , Adriana Maria. Educação Ambiental para a sustentabilidade dos recursos hídricos: um estudo de caso sobre a proposta de Educação Ambiental no município de Poços de Caldas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 24–45, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20216. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20216. Acesso em: 5 dez. 2025.