Educação Ambiental no ensino básico como promotora da transformação social: um estudo de caso de uma escola pública de Manaus, Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20148

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Políticas Públicas, Sustentabilidade.

Resumo

A educação Ambiental (EA) como política pública necessita ser um instrumento de ação educativa perene em nossos currículos escolares. O objetivo geral foi analisar a percepção dos docentes de uma escola quanto ao ensino da educação ambiental e temas correlatos após a visita do Projeto Vitoria Regia, coordenado pelo Comando de policiamento Ambiental (CPAMB), que tem por missão difundir os conceitos de Educação Ambiental (EA) nas unidades de ensino em Manaus-AM. Quanto a metodologia o presente artigo se valeu de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória e bibliográfica, realizou-se a coleta de dados, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes. Onde foi apontado que estes possuem conhecimento sobre o tema, porém não possuem um planejamento curricular especifico, existindo a necessidade de se contemplar políticas públicas voltadas à política educacional ambiental sustentável.

 

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Publicado

02-12-2025

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Artigos

Como Citar

GONÇALVES, Juan; FALCÃO, Igor; DUTRA, Jurandir. Educação Ambiental no ensino básico como promotora da transformação social: um estudo de caso de uma escola pública de Manaus, Amazonas. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 7, p. 372–389, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20148. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20148. Acesso em: 5 dez. 2025.