Utilização do lúdico na construção da Educação Ambiental: jogos com os animais da fauna do Rio Grande do Sul

Autores

  • Carolina Viegas Pinto Universidade Federal de Pelotas
  • Carine Dahl Corcini Universidade Federal de Pelotas
  • Izani Bonel Acosta Universidade Federal de Pelotas
  • Raqueli Teresinha França Universidade Federal de Pelotas
  • Antonio Sergio Varela Junior Universidade Federal de Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20133

Palavras-chave:

meio ambiente, ensino, modelo didático

Resumo

Esse trabalho trata-se da criação de um jogo didático como proposta de ensino da Educação Ambiental no contexto da fauna dos animais do Rio Grande do Sul. Este foi criado como intuito de auxiliar a Educação Ambiental. Os jogos didáticos são amplamente utilizados nas escolas de educação básica e são vistos como atividades lúdicas que vem auxiliando a compreensão dos conteúdos. O jogo foi desenvolvido para ser aplicado em diferentes idades, porém com o foco no ensino fundamental, trazendo uma proposta diferente da aula tradicional expositiva, agregando a diversão ao desenvolvimento da Educação Ambiental.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

PINTO, Carolina Viegas; CORCINI, Carine Dahl; ACOSTA, Izani Bonel; FRANÇA, Raqueli Teresinha; VARELA JUNIOR, Antonio Sergio. Utilização do lúdico na construção da Educação Ambiental: jogos com os animais da fauna do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 275–280, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20133. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20133. Acesso em: 5 dez. 2025.