Educação Ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso à luz das representações sociais

Autores

  • Maria Núbia Barbosa Bonfim Universidade Federal do Maranhão
  • Hadryan Lima Rodrigues Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20060

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Representações Sociais. Ensino Médio. Professores.

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, com base na perspectiva psicossocial, as representações sociais de professores sobre Educação Ambiental. Elege como campo de investigação um Centro de Ensino Médio da rede pública de São Luís, Maranhão. Apoia-se na Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Moscovici, em 1961. Como procedimento metodológico, recorre à abordagem qualitativa. Utiliza a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977), para o tratamento dos dados. A pesquisa propiciou captar algumas representações, dentre as quais podemos destacar aquelas relacionadas a Concepção de Educação Ambiental e ao Desenvolvimento da Consciência Ambiental.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BONFIM, Maria Núbia Barbosa; RODRIGUES, Hadryan Lima. Educação Ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso à luz das representações sociais. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 293–312, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20060. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20060. Acesso em: 5 dez. 2025.