Educação ambiental e Cerrado: histórico e concepções na pesquisa acadêmica brasileira (2010 a 2024)

Autores

  • Jeverson Silva Lopes Soares Universidade Evangélica de Goiás
  • Giovana Galvão Tavares Universidade Evangélica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20030

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cerrado, Pesquisa Acadêmica

Resumo

Este estudo objetiva investigar a relação entre a Educação Ambiental (EA) e o Cerrado no contexto da produção acadêmica brasileira, com foco em teses e dissertações publicadas nos últimos 15 anos. Utilizando a abordagem do Estado da Arte, foram analisados dados do catálogo de teses e dissertações da CAPES e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam que a produção científica sobre a relação entre a EA e o Cerrado ainda é limitada, com um crescimento não linear ao longo do período analisado. Entretanto, ao tratar a temática no âmbito escolar, as perspectivas se mostram promissoras, indicando um campo fértil para o desenvolvimento de linhas de pesquisa e aprofundamentos no contexto educacional. 

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOARES, Jeverson Silva Lopes; TAVARES, Giovana Galvão. Educação ambiental e Cerrado: histórico e concepções na pesquisa acadêmica brasileira (2010 a 2024). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 243–258, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20030. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20030. Acesso em: 5 dez. 2025.