Do ensino básico ao superior: laços da extensão universitária sob a perspectiva da Educação Ambiental transformadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19957

Palavras-chave:

Educação socioambiental; Conservação; Cerrado; Interdisciplinaridade.

Resumo

A extensão universitária emerge como ferramenta na Educação Ambiental (EA) ao promover ações voltadas à conscientização socioambiental. O presente artigo discorre sobre atividades do projeto Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação, realizado em Botucatu (SP) em 2023, que por meio da integração de estudantes de diferentes níveis, fomentaram a participação cidadã ativa e crítica, e o protagonismo estudantil dentro do contexto da EA. Alinhado ao Plano Nacional de Educação, o projeto evidenciou o papel da extensão na formação de cidadãos engajados nas questões socioambientais, bem como contribuiu para o debate acerca da necessidade da curricularização da extensão universitária.

Biografia do Autor

  • Ana Claudia Cury Fratino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) de Botucatu, na qual realizou iniciação científica no laboratório de Ecologia Vegetal do Instituto de Biociências de Botucatu. Atualmente é mestranda pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGDMA/UESC), bem como realiza pós graduação em Arte-Educação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Possui experiência na área de artes visuais, interações planta-animal, mudança climática e educação ambiental, com ênfase em arte-educação.

  • Maysa Ortencio-Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Instituto de Biociências de Botucatu, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"(IBB/UNESP). Tem experiência nas áreas de ornitologia, educação ambiental e divulgação científica. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia da Universidade Estadual de Santa Cruz, com foco em aves limícolas, sob financiamento FAPESB. Pesquisadora associada no Laboratório de Etnoconservação e Áreas Protegidas

  • Isadora Maezato, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Graduada em Ciências Biológicas (bacharelado) pelo Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Botucatu (2024). Tem experiência nas áreas de bem-estar animal, comportamento animal e educação ambiental.

  • Barbara Cristina da Silva Fernandes, Colégio EMBRAER "Casimiro Montenegro Filho"

    Pós-graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Câmpus de Botucatu-SP, e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Trabalhei em laboratórios de pesquisa com projetos na área de nutrição e produção animal. Atualmente atuo nos laboratórios educacionais na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Colégio Embraer de Botucatu.

  • Silvia Mitiko Nishida, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    É biomédica, mestre e doutora em Fisiologia graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. É professora do Instituto de Biociências UNESP/Botucatu no Departamento de Biologia Estrutural e Funcional/Setor de Fisiologia). Atua no ensino de Comportamento Animal, Fisiologia Comparada, Ornitologia Aplicada e Neurociências. Credenciada no Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia no mesmo campus. Criadora e coordenadora do Projeto de Extensão Universitária “Passarinhando: Educação Ambiental e Conservação, desde 2018.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

FRATINO, Ana Claudia Cury; ORTENCIO-SANTOS, Maysa; MAEZATO, Isadora; FERNANDES, Barbara Cristina da Silva; NISHIDA, Silvia Mitiko. Do ensino básico ao superior: laços da extensão universitária sob a perspectiva da Educação Ambiental transformadora. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 132–150, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19957. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19957. Acesso em: 5 dez. 2025.