Utilização de zoológicos como instrumento na Educação Ambiental: uma revisão sistemática sobre sua eficiência

Autores

  • Lara Beatriz Lombardi Universidade Federal de Alfenas
  • Carmino Hayashi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19955

Palavras-chave:

Diagrama de PRISMA, Ecologia, Ensino Lúdico

Resumo

Inicialmente os zoológicos tinham como objetivo a exposição de animais, porém com a passagem do tempo ganhou o propósito de conservação de espécies, desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional, pesquisa científica, Educação Ambiental e o lazer dos seres humanos. Como a Educação Ambiental é uma das justificativas da existência dos zoológicos, esse trabalho evidenciou-o como instrumento para a Educação Ambiental, através de uma revisão sistemática utilizando um fluxograma baseado no diagrama de PRISMA e as principais bases de dados, selecionando de acordo com critérios de inclusão e exclusão. Demonstrou a importância desses locais na conservação e a influência nesse aprendizado da idade, gênero e estética dos animais.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOMBARDI, Lara Beatriz; HAYASHI, Carmino. Utilização de zoológicos como instrumento na Educação Ambiental: uma revisão sistemática sobre sua eficiência. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 151–172, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19955. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19955. Acesso em: 5 dez. 2025.