Aprendizagem baseada em problema: o desenvolvimento de produtos voltados à conservação do papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha)

Autores

  • Erik Antonio Ferreira dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Andressa Souza Galvão de Vasconcelos Instituto Federal de Alagoas
  • Dyogo Wlisses Ribeiro Matias Instituto Federal de Alagoas
  • Joabe Melo Gomes Instituto Federal de Alagoas
  • Sheyla Karolina Justino Marques Instituto Federal de Alagoas
  • Renato de Mei Romero Instituto Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19804

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Produtos educacionais; Metodologias ativas; Psittacidae.

Resumo

O papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) é uma ave da ordem Psittaciformes, família Psittacidae endêmica da mata atlântica brasileira. Originalmente ocorrendo de Alagoas ao Rio de Janeiro, a espécie está ameaçada de extinção, sendo enquadrada como vulnerável (VU). As principais causas dessa vulnerabilidade são a perda do habitat, a caça e o mercado ilegal de aves. Como estratégias de conservação para a espécie diversas instituições uniram esforços para o enfrentamento desta questão. Assim foram criados o plano de ação nacional das aves da mata atlântica (PAN aves da mata atlântica) e o Plano de Ação Estadual de Conservação do Papagaio-Chauá (PAE Chauá). Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a criação de produtos educacionais voltados à conservação do papagaio-chauá. Seguindo a metodologia ativa de ensino e aprendizagem “Problem Based Learning”, foi proposto aos discentes do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais do Instituto Federal de Alagoas, a criação de produtos educacionais a partir da problemática exposta no PAE Chauá. Com este objetivo e a partir da perspectiva interdisciplinar foram construídos seis produtos educacionais repletos de atividades lúdicas que demonstram ser estratégias de Educação Ambiental viáveis para a conservação da espécie, vide exemplos semelhantes na literatura científica. 

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Publicado

01-08-2025

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

SANTOS, Erik Antonio Ferreira dos; VASCONCELOS, Andressa Souza Galvão de; MATIAS, Dyogo Wlisses Ribeiro; GOMES, Joabe Melo; MARQUES, Sheyla Karolina Justino; ROMERO, Renato de Mei. Aprendizagem baseada em problema: o desenvolvimento de produtos voltados à conservação do papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 5, p. 269–286, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19804. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19804. Acesso em: 8 dez. 2025.
Recebido 2024-12-10
Aprovado 2025-05-08
Publicado 2025-08-01