Indicadores ambientais, Educação Ambiental crítica e qualidade de vida em um município minerador da Amazônia paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19368

Palavras-chave:

Políticas públicas; Meio ambiente; Qualidade de vida

Resumo

O trabalho analisou a relação entre indicadores ambientais e a prosperidade econômica minerária em Parauapebas (PA), focando na Educação Ambiental (EA) crítica no ensino fundamental local. A pesquisa se baseou em um levantamento de dados bibliográficos, com análise de informações secundárias e abordagem quanti-qualitativa. Apesar da riqueza econômica do município, a população enfrenta problemas como esgoto a céu aberto e falta de água encanada. A ausência de coleta seletiva e a frequência de queimadas são preocupantes. A falta de estudos sobre EA crítica e indicadores ambientais refletem a necessidade de fortalecer a EA nas escolas e implementar políticas públicas para melhorar a gestão ambiental e a qualidade de vida dos moradores.

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Publicado

01-04-2025

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Como Citar

AMADOR, Maianne do Socorro Miranda; SOARES, Igor dos Santos; SILVA, Elisangela Cristina Martins da; PONTES, Altem Nascimento. Indicadores ambientais, Educação Ambiental crítica e qualidade de vida em um município minerador da Amazônia paraense. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 188–197, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19368. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19368. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-08-27
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01