A inserção da Educação Ambiental nos referenciais curriculares: um olhar a partir do intrínseco e do extrínseco

Autores

  • Raul Calixto Gonçalves Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Luciano Martins Sena Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Claudi Brandolff Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Haline da Silva Miotto Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Ailton Jesus Dinardi Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19277

Palavras-chave:

Currículo; Normativas Estaduais; Educação Ambiental; BNCC.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Educação Ambiental (EA) nos referenciais curriculares dos estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como discutir os aspectos qualitativos dessas inserções. Metodologicamente, se adotou uma abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa documental. Como resultados, foi possível observar que o registro da EA nos referenciais curriculares ocorre de forma heterogênea, sendo categorizados em Extrínseco; Intrínseco-Implícito e Intrínseco-Explícito. Diante desse contexto, torna-se imperativo reimaginar e revitalizar a EA pelas mãos dos diferentes atores que fazem a escola, visto que, por meio dos referenciais curriculares, pouco se avançou em relação à temática.

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Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GONÇALVES, Raul Calixto; SENA, Luciano Martins; BRANDOLFF, Claudi; MIOTTO, Haline da Silva; DINARDI, Ailton Jesus. A inserção da Educação Ambiental nos referenciais curriculares: um olhar a partir do intrínseco e do extrínseco. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 275–294, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19277. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19277. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-08-07
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01