A Educação Ambiental (EA) enquanto Direito Constitucional: uma análise da evolução normativa da EA entre os séculos XX e XXI

Autores

  • João Gomes de Oliveira Filho Universidade Cândido Mendes
  • Ana Paula Serpa Nogueira de Arruda Universidade Cândido Mendes
  • Jack Pereira Costa Marinha do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19260

Palavras-chave:

Educação Ambiental, meio ambiente. normas ambientais.

Resumo

A Educação Ambiental (EA), substancia-se como direto constitucional, tendo sua previsão no Art. 225 da nossa Lei Maior. É visível a preocupação dos legisladores em criar normas Federais, Estaduais e Municipais que, de fato, promovam a EA, em especial a EA Formal. É unânime o entendimento entre os doutrinadores, legisladores e administradores públicos de que a EA é um instrumento de suma importância para a promoção e proteção do ambiente em todas as suas formas. Este ensaio tem como principal objetivo apresentar a evolução normativa da EA entre os séculos XX e XXI, de maneira a entender se tal panorama, significa, também, uma evolução na forma como as pessoas interagem com as questões socioambientais.

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Publicado

01-02-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA FILHO, João Gomes de; ARRUDA, Ana Paula Serpa Nogueira de; COSTA, Jack Pereira. A Educação Ambiental (EA) enquanto Direito Constitucional: uma análise da evolução normativa da EA entre os séculos XX e XXI. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 1, p. 480–498, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19260. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19260. Acesso em: 13 dez. 2025.
Recebido 2024-08-01
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-02-01