Educação ambiental sobre a Amazônia (EAA): uma proposta orientada por aspectos do jornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.19248

Palavras-chave:

Amazônia, Educação Ambiental, Jornalismo, Ciências Ambientais

Resumo

Este ensaio teórico enuncia uma proposta de Educação Ambiental sobre a Amazônia (EAA) orientada por aspectos de jornalismo. A premissa teórica aponta que a EAA contribui para qualificar o debate sobre a questão ambiental amazônica (QAA), na medida em que busca educar adultos em espaços formais e não formais, com agilidade e foco em perspectivas estruturais, políticas e econômicas da QAA. Utilizou-se o método da pesquisa bibliográfica exploratória não sistematizada, com ênfase qualitativa. Conclui-se que o jornalismo como forma de conhecimento agrega perspectivas importantes e oportunas às ações de EAA, em aspectos como a síntese, a atualidade e a primazia do interesse público.

Referências

ALSINA, Miquel R. A construção da notícia. Petrópolis (RJ): Vozes, 2009.

ARAGÓN, Luis Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Revista NERA, Presidente Prudente (SP), ano 21, n. 42, p. 14–33, dossiê, 2018..

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica: as técnicas do jornalismo. 4.ed. São Paulo: Ática, 1990.

BECKER, Bertha K. Amazônia: geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BITTENCOURT, Maurício Pimentel Homem de. Jornalismo e Ambiente na Amazônia. Rio Branco: ArteSam, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Portal da Legislação, Brasília, DF. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 06 jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Plano Amazônia Sustentável: diretrizes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2008.

CANAVILHAS, João. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: CANAVILHAS, João (org.). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã, Portugal: UBI, Labcom, 2014. p. 3-24 Disponível em: https://www.labcom.ubi.pt/ficheiros/20141204-201404_webjornalismo_jcanavilhas.pdf. Acesso em: 07 jul. 2024.

COX, Robert. Environmental communication and the public sphere. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2009.

DEL VECCHIO DE LIMA, Myrian R.; SILVA JÚNIOR, Pedro; LOOSE, Eloísa B.; MEI, Danielle S.; SCHNEIDER, Thaís C.; DUARTE, Valéria Souza. A comunicação ambiental e suas potencialidades no enfrentamento dos dilemas socioambientais. Curitiba, UFPR/PPGMade: Desenvolv. e Meio Ambiente, v. 34, p. 75-84, ago. 2015.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2022.

DUARTE, Valeria S.; LIMA, Myrian Del Vecchio de. Comunicação, educação e meio ambiente: uma análise das interfaces presentes na educomunicação socioambiental. In: LIMA, Myrian Del Vecchio de; CONTANI, Miguel Luiz; ALVES, Alan R.; ALVES, João Batista; SILVA, Pedro Junior da (Orgs.) Reflexões socioambientais: interfaces. Londrina: Mecenas, 2014.

FREITAS, Marcílio de; FREITAS, Marilene Corrêa da Silva. Sustentabilidade como paradigma: cultura, ciência e cidadania. Petrópolis: Vozes, 2016.

KLUNK, Luzia; MAZZARINO, Jane; TURATTI, Luciana. O educador ambiental do projeto Cultivando Água Boa da Bacia Hidrográfica do Paraná III. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 13, nº 3, p. 10-25, 2018.

LAGE, Nilson. Estrutura da notícia. São Paulo: Ática, 1985.

LOVEJOY, Thomas E.; NOBRE, Carlos. Ponto de inflexão da Amazônia. Editorial. Avanços da Ciência, vol. 4, nº 2, p.1, fev. de 2018.

MEDINA, Cremilda. Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. 2.ed. São Paulo: Summus, 1988.

MEDINA, Cremilda. A arte de tecer o presente: narrativa e cotidiano. São Paulo: Summus, 2003.

MEDINA, Cremilda. O signo da relação: comunicação e pedagogia dos afetos. São Paulo: Paulus, 2006.

MEDITSCH, Eduardo. O jornalismo é uma forma de conhecimento? Bocc – Biblioteca on line de ciências da comunicação. Covilhã, PT: UBI, 1997, disponível em http://bocc.ufp.pt/pag/meditsch-eduardo-jornalismo-conhecimento.pdf. Acesso em: 02 jun. 2024.

MELLO, Neli Aparecida de. Políticas territoriais na Amazônia. São Paulo: Annablume, 2006.

MORAES, Fabiana. Subjetividade: ferramenta para um jornalismo mais íntegro e integral. Revista Extraprensa, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 2, p. 204–219, 2019.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2000.

NOBRE, Antonio D. O futuro climático da Amazônia: relatório de avaliação científica. São José dos Campos (SP): ARA: CCST-Inpe: Inpa, 2014.

NOVOA GARZON, Luis Fernando; SILVA, Daniele Severo; RIBEIRO, Maíra Silva. Desmanche de territórios indígenas e de unidades de conservação no novo arco de desmatamento em Rondônia/Brasil e Beni/Bolívia (2018-2020). Desenvolv. Meio Ambiente, v. 60, Seção especial, p. 116-142, jul./dez. 2022.

PENA-VEGA, Alfredo. Os sete saberes necessários à educação sobre mudanças climáticas. São Paulo: Cortez Editora, 2023.

PORTELLA, Diego Augusto Pereira da Costa et al. A importância da Amazônia na dinâmica climática do centro-sul brasileiro: influência nas dinâmicas ambientais e socioeconômicas. Ensaios de Geografia. Niterói, vol. 9, nº 19, p. 66-86, set-dez de 2022.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, amazônias. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

RIBEIRO, Nelson de Figueiredo. A questão geopolítica da Amazônia: da soberania difusa à soberania restrita. Brasília: Senado Federal, 2005.

SANTOS, Milton. Da Totalidade ao lugar. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, Sonaira Souza da et al. Extremos climáticos na Amazônia: aumento de secas e inundações no estado brasileiro do Acre. Perspectives in Ecology and Conservation. Vol. 21, nº 4, p. 311-317, out-dez de 2023.

TILIO NETO, Petrônio de. Soberania e ingerência na Amazônia brasileira. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Social, 2010.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Volume I. Florianópolis: Insular, 2004.

UMA BR-319 NO MEIO DO CAMINHO. Amazônia Real. Disponível em: https://amazoniareal.com.br/especiais/br-319/. Acesso em: 13 jul. 2024.

Downloads

Publicado

01-04-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BITTENCOURT, Maurício Pimentel Homem de; DEL VECCHIO-LIMA, Myrian Regina. Educação ambiental sobre a Amazônia (EAA): uma proposta orientada por aspectos do jornalismo. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 2, p. 233–248, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.19248. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19248. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2024-07-31
Aprovado 2024-12-03
Publicado 2025-04-01