Práticas Lúdicas x Educação Ambiental: contribuindo para a conscientização na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata

Autores

  • Katia Mesquita da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Tatiene Germano Reis Nunes Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Maria Ludetana Araújo Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Rosely Cardoso Maia Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Sabrina Ferreira Farias Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1922

Palavras-chave:

Práticas, Educação, Educação Ambiental.

Resumo

No mundo atual deparamo-nos com um cenário em que os problemas relacionados ao meio ambiente e seus impactos na vida das pessoas são motivos de vários debates. Assim, o processo educativo poderá contribuir tanto para a superação do quadro atual, de degradação da natureza, quanto aos problemas socioambientais. O presente trabalho descreverá as experiências vivenciadas pelos estudantes da Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, localizada em Belém do Pará, onde a “Educação Ambiental” e que conta como eixo norteador em suas práticas, as atividades lúdicas, tornando o processo de aprendizagem muito mais prazeroso.

Biografia do Autor

  • Katia Mesquita da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA
    Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Ananindeua/Pa; Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Especialização em Libras, Braille Fundamentos da Educação Inclusiva pela FIAR; Técnica em Produção Cultural pelo IFPA e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.
  • Tatiene Germano Reis Nunes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA
    Formada em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará em 2010, Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pelo NUMA/ UFPA (2010-2011). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com participação no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/ CAPES), com período de Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGP/ UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.
  • Maria Ludetana Araújo, Universidade Federal do Pará, Belém, PA
    Professora Dra. Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, possuo graduações em Licenciatura Plena em Pedagogia - Administração Escolar (1981) e em Licenciatura Plena em História (1978), ambas pela UFPA. Especialização em Orientação Acadêmica/UFPA ( 1979). Especialização em Educação Ambiental pela University of Strathclyde- Escocia (1996). MBA em Desenvolvimento de Alianças Intersetoriais-FIA/USP (2006).Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED - Madrid (2012). Coordenei (período de 1998 a dezembro de 2006) o Núcleo de Estudos e Educação Ambiental da Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará, onde desenvolvi trabalho de implantação e coordenação da Política de Educação Ambiental no estado do Pará. Fui Diretora do Departamento de Apoio Didático-Científico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA, dando continuidade aos trabalhos de coordenação e orientação acadêmica. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, consultoria, coordenação e desenvolvimento de vários projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de educação e de gestão ambiental em instituições publicas e empresas privadas
  • Rosely Cardoso Maia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA
    Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.
  • Sabrina Ferreira Farias, Universidade Federal do Pará, Belém, PA
    Formada em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-09-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Katia Mesquita da; NUNES, Tatiene Germano Reis; ARAÚJO, Maria Ludetana; MAIA, Rosely Cardoso; FARIAS, Sabrina Ferreira. Práticas Lúdicas x Educação Ambiental: contribuindo para a conscientização na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 10, n. 3, p. 221–234, 2015. DOI: 10.34024/revbea.2015.v10.1922. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/1922. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2014-05-20
Aprovado 2015-09-02
Publicado 2015-09-20