Práticas Lúdicas x Educação Ambiental: contribuindo para a conscientização na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata

Autores

  • Katia Mesquita da Silva Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Tatiene Germano Reis Nunes Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Maria Ludetana Araújo Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Rosely Cardoso Maia Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Sabrina Ferreira Farias Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1922

Palavras-chave:

Práticas, Educação, Educação Ambiental.

Resumo

No mundo atual deparamo-nos com um cenário em que os problemas relacionados ao meio ambiente e seus impactos na vida das pessoas são motivos de vários debates. Assim, o processo educativo poderá contribuir tanto para a superação do quadro atual, de degradação da natureza, quanto aos problemas socioambientais. O presente trabalho descreverá as experiências vivenciadas pelos estudantes da Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata, localizada em Belém do Pará, onde a “Educação Ambiental” e que conta como eixo norteador em suas práticas, as atividades lúdicas, tornando o processo de aprendizagem muito mais prazeroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Mesquita da Silva, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Coordenadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Ananindeua/Pa; Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Especialização em Libras, Braille Fundamentos da Educação Inclusiva pela FIAR; Técnica em Produção Cultural pelo IFPA e Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.

Tatiene Germano Reis Nunes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Formada em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará em 2010, Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pelo NUMA/ UFPA (2010-2011). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará - UFPA, com participação no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD/ CAPES), com período de Mestrado Sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGP/ UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.

Maria Ludetana Araújo, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Professora Dra. Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, possuo graduações em Licenciatura Plena em Pedagogia - Administração Escolar (1981) e em Licenciatura Plena em História (1978), ambas pela UFPA. Especialização em Orientação Acadêmica/UFPA ( 1979). Especialização em Educação Ambiental pela University of Strathclyde- Escocia (1996). MBA em Desenvolvimento de Alianças Intersetoriais-FIA/USP (2006).Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED - Madrid (2012). Coordenei (período de 1998 a dezembro de 2006) o Núcleo de Estudos e Educação Ambiental da Secretaria Executiva de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará, onde desenvolvi trabalho de implantação e coordenação da Política de Educação Ambiental no estado do Pará. Fui Diretora do Departamento de Apoio Didático-Científico da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA, dando continuidade aos trabalhos de coordenação e orientação acadêmica. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, consultoria, coordenação e desenvolvimento de vários projetos de pesquisa, ensino e extensão na área de educação e de gestão ambiental em instituições publicas e empresas privadas

Rosely Cardoso Maia, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.

Sabrina Ferreira Farias, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Formada em Lic. Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventude, Vulnerabilidade e Resiliência. Atuando como voluntária no Projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Educação da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Professora Dra. Lúcia Isabel da Conceição Silva, intitulado "Entre o Risco e Proteção: O Ser Jovem em Belém do Pará", que possui como objetivo avaliar as características pessoais e contextuais de jovens (13 à 24 anos), observando a presença de fatores de risco e proteção.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

20-09-2015

Como Citar

Silva, K. M. da, Nunes, T. G. R., Araújo, M. L., Maia, R. C., & Farias, S. F. (2015). Práticas Lúdicas x Educação Ambiental: contribuindo para a conscientização na Escola Estadual Ruy Paranatinga Barata. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 10(3), 221–234. https://doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1922

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2014-05-20
Aceito: 2015-09-02
Publicado: 2015-09-20

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.