ABORDAGEM SOBRE EMERGÊNCIA OU MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS APROVADOS PARA A BNCC

Autores

  • Milene Fernanda Bornat Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Elias da Costa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Sandro Xavier de Campos Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19190

Palavras-chave:

educação ambiental, Questões Climáticas, Novo Ensino Médio (NEM)

Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar os livros didáticos disponibilizados pelo PNLD de 2021 para o Itinerário Formativo de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, a presença e abordagem do tema “Emergência e/ou Mudança Climática”. Foram analisados os sete livros aprovados no PNLD e para cada livro foi verificado se os termos “Mudanças Climáticas” ou “Emergência Climática” eram citados, e se ainda, havia alguma proposta de atividade envolvendo Educação Ambiental (EA). Houve aparições do termo em seis livros seguindo diferentes tendências de abordagem EA.  Conclui-se que há discussão do tema, no entanto, é necessário atualizações no termo para uma abordagem crítica que contribua para a formação do cidadão crítico.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edição revista e ampliada. São Paulo: Edições 70 Brasil, [1977] 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 mai. 2024.

BRASIL. Programa Nacional do Livro Didático. Ministério da Educação. Brasília, 2021.

FENNER, Rose. O desafio da educação ambiental no contexto escolar. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2015.

‌GUIMARÃES, Mauro. A Formação de Educadores Ambientais. 3ª ed. São Paulo: Papirus. 2007.

GRANDISOLI, Edson; CAMPELLO, Pedro Henrique Torres; JACOBI, Pedro Roberto; et al. Novos temas em emergência climática para os Ensinos Fundamental e Médio. 1° ed. São Paulo – SP, 2021. Disponível em: ttps://www.institutosiades.org.br/wp-content/uploads/novos-temas-emergencia-climatica-digital.pdf. Acesso em: 3 mai. 2024.

JACOBI, Pedro Roberto; GRANDISOLI, Edson; COUTINHO, Sonia Maria, Viggiani; et al. Temas atuais em mudanças climáticas. 1° ed. São Paulo- SP, abcd, 2015. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/315/276/1178. Acesso em: 3 mai. 2024.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira Da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente e Sociedade, São Paulo v. 17, n. 1 p.23-40. jan-mar, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/. Acesso em 10 de mai. 2024.

LELIS, Diego Andrade De Jesus; EYNG, Ana Maria. Educação ambiental na perspectiva da educação em direitos humanos. Revista Contemporânea de Educação, v. 15 p. 5-23. 2020. disponível em: https://www.researchgate.net/publication/352013962_Educacao_ambiental_na_perspectiva_da_educacao_em_direitos_humanos. Acesso em: 05 mai. 2024

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental Crítica: contribuições e desafios. In: BRASIL. Vamos Cuidar do Brasil: Conceitos e práticas em Educação Ambiental na Escola. Ministério da Educação.Brasília. 2007.p.57-64.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Guia Digital PNLD 2021: obras didáticas por área de conhecimento e específicas. Ministério da Educação. Brasília, 2021.

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático: alguns temas. Revista Brasileira da História da Educação. Campinas, v. 12 p. 179-197, 2012. disponível em:https://periiodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/artcle/view/38817. Acesso em: 21 mai. 2024.

Organização das Nações Unidas (ONU), 2023.

‌SIMPSON, James. Oxford English Dictionary ed. 2019.

SILVA, Marcos Antônio. A Fetichização do Livro Didático no Brasil. Educação e realidade, v 37 n. 3. Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20373. Acesso em: 01 jun.2024.

Downloads

Publicado

18-09-2024

Como Citar

BORNAT MACHADO, Milene Fernanda; DA COSTA, Elias; XAVIER DE CAMPOS, Sandro. ABORDAGEM SOBRE EMERGÊNCIA OU MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS APROVADOS PARA A BNCC. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 626–638, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19190. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19190. Acesso em: 13 dez. 2025.