Utilização do geoprocessamento no estudo do estado da conservação da arborização urbana: Estudo de Caso bairro do Alto Maé B - Cidade de Maputo

Autores

  • Sabil Damião Mandala Universidade Pedagógica de Maputo
  • Dércia Enoque Sitoe Universidade Pedagógica de Maputo
  • Eza Bento Uiliamo Universidade Pedagógica de Maputo

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19188

Palavras-chave:

Arborização, Ornamentação, SIG

Resumo

Esta pesquisa visa fazer o levantamento do estado de conservação da arborização urbana no bairro Alto Maé B, para encontrar formas de reverter o cenário de degradação do parque arbóreo de Maputo e de consciencialização dos munícipes na conservação ambiental, no aspecto arbóreo da Cidade. O trabalho apoiou-se em da pesquisa bibliográfica, observação directa, e no método cartográfico. O resultado aponta um total de 962 observações de lugares, ao longo das avenidas, nomeadamente com: Acácias Amarelas, Acácias Vermelhas, Maçaniqueiras, Amêndoeiras, Palmeiras, Espaços Vazios (árvores mortas, ou cortadas e áreas tampadas por betão). Recomenda-se a reposição de árvores mortas e a consciencialização dos munícipes no cuidado com as plantas; a implementação da legislação existente, evitando substituição de acácias utilizadas na ornamentação inicial das avenidas ou ruas.

Referências

CECCHETTO, C. T. et al. Arborização urbana: Importância e benefícios no planejamento ambiental e das cidades. XVI Seminário internacional de Educação no Mercosul. 2014.

DE OLIVERA, G.; LIMA, J. Elementos endógenos do desenvolvimento regional: considerações sobre o papel da sociedade local no processo de desenvolvimento sustentável. Curitiba: Revista FAE, v.6, n.2, 2003.

DIAS, F. de A. et al. Avaliação de qualidade ambiental urbana da bacia do Ribeirão do Lipa através de indicadores. Cuiabá/MT: 2011.

JOÃO, B. J. Poda Urbana nas árvores da cidade de Maputo. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 2011.

MICHAQUE, F. B. A. Arborização Urbana, Percepção Ambiental da população, Distrito Municipal Kanfumo. Maputo: Universidade Pedagógica de Maputo, 2019.

SANTOS, A. P. F. et al. Índices de conforto térmico: limitações e variações de classificação. Coimbra: 2018.

RESENDE, Otávia Melina. Arborização Urbana de Barbacena. Barbacena: UNIPAC, 2011.

ZAMPRONI, K. Diagnóstico e percepção da arborização viária de Bonito-MS. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2017.

BOLETIM DA REPÚBLICA. Lei do Ambiente - Lei do nº 20/97 de Outubro.

Downloads

Publicado

21-08-2024

Como Citar

MANDALA, Sabil Damião; SITOE, Dércia Enoque; UILIAMO, Eza Bento. Utilização do geoprocessamento no estudo do estado da conservação da arborização urbana: Estudo de Caso bairro do Alto Maé B - Cidade de Maputo. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 6, p. 66–77, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19188. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19188. Acesso em: 14 dez. 2025.