PPPEA DA APA DE GUARATUBA: UMA FERRAMENTA ESTRUTURANTE PARA A GESTÃO TERRITORIAL NO LITORAL PARANAENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2024.v19.19177

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica, Gestão Socioambiental, Participação Social, Trabalho em Rede, Unidades de Conservação

Resumo

Historicamente a gestão das Unidades de Conservação (UC’s) enfrenta inúmeros desafios, desde a falta de recursos financeiros, humanos e infraestrutura operacional, aos desafios de consolidação dos mecanismos participativos e execução de ações de Educação Ambiental (EA) que promovam o engajamento social crescente. Neste contexto, os órgãos gestores têm criado diferentes estratégias e ferramentas de fortalecimento das ações de EA e seu envolvimento. O presente artigo relata a experiência coletiva de elaboração do PPPEA da APA de Guaratuba, com o engajamento de atores e instituições sociais diversas, trabalhando a partir da leitura crítica da realidade como a base deste documento orientador sem precedentes no território.

Biografia do Autor

  • André Lucas Santiago, Instituto Sarapiá

    Educador Socioambiental

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

SANTIAGO, André Lucas; DOS SANTOS MOSCAL, Jandaira; GARETT PADILHA, Renata; BORRO MUCCIATTO XAVIER, Mariele; DE OLIVEIRA, Carlos Alberto. PPPEA DA APA DE GUARATUBA: UMA FERRAMENTA ESTRUTURANTE PARA A GESTÃO TERRITORIAL NO LITORAL PARANAENSE. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 19, n. 7, p. 559–572, 2024. DOI: 10.34024/revbea.2024.v19.19177. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/19177. Acesso em: 13 dez. 2025.